Big Data
O Lumis Portal possui um framework de Big Data que permite que seja customizável o repositório de Big Data a ser utilizado. Nativamente são incluídas opções para utilizar Elasticsearch. Há opção para executá-lo embutido no mesmo JVM do Lumis Portal (não recomendado para ambientes de produção) e para conectar a um Elasticsearch remoto. Conectores para outros tipos de repositórios podem ser implementados e integrados ao Lumis Portal. Para informações de como instalar o Elasticsearch veja Instalando o Elasticsearch.
Características
Cada item armazenado no Big Data é chamado de documento. Um documento pode possuir vários campos, cada um com seu valor.
Existe uma API disponível em Java para acessar o repositório de Big Data. Acessando o repositório é possível adicionar e remover documentos, e efetuar buscas por documentos. Para maiores informações sobre esta API, acesse o javadoc em lumis.portal.bigdata.
Para reindexar os dados armazenados no repositório de Big Data, acesse Configurações > Frameworks > Big Data. Usualmente é necessário efetuar uma reindexação se os dados a serem armazenados sofreram alguma alteração e estão desatualizados, como por exemplo, após a estrutura de dados de um serviço ser alterada.
Os ProcessActionHandlers padrões de DOUI e o framework de Content atualizam os documentos correspondentes no repositório de Big Data cada vez que ocorre uma adição, atualização ou exclusão.
Customizações
Para cada serviço DOUI ou Content é possível configurar, no nível do source, qual big data persister será utilizado para indexar seus dados. Além disso, também é possível especificar em cada campo do source configurações sobre o armazenamento deste campo no big data, que serão utilizadas pelo persister padrão.
Também é possível customizar o forma de indexação padrão em um data type customizado. Campos por padrão seguem a implementação utilizada no seu respectivo data type.