Web Analytics: 5 ferramentas para entender o comportamento dos usuários

É através da análise do comportamento dos usuários que as empresas conseguiram entender quais são as dores, necessidades e expectativas dos consumidores

20/04/2020 | 10 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. Para que servem as ferramentas de Analytics?
  2. Lista de ferramentas de Analytics

Nos dias de hoje oferecer uma experiência personalizada para os clientes é uma das principais preocupações das empresas. Não é à toa que existem diversas ferramentas de Analytics no mercado, justamente para ajudar as empresas com esse objetivo. Afinal, é através da análise do comportamento dos usuários que as empresas conseguiram entender quais são as dores, necessidades e expectativas dos consumidores, e poderão oferecer serviços e produtos que atendam exatamente seus anseios.

Quer conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas e como elas podem ajudar as empresas a entregar experiências personalizadas para os consumidores? Então, continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Para que servem as ferramentas de Analytics?

O comportamento de compra do consumidor continua sendo um dos grandes desafios do marketing. Isso porque, ao entendê-lo as empresas tem uma possibilidade muito maior de aproveitar as oportunidades do mercado. Além desse conhecimento ser imprescindíveis para que as empresas alcancem o sucesso no mercado que atuam. E é dessa forma que as ferramentas de Analytics podem ajudar.

Com a grande transformação digital vivida nos últimos anos, grande parte do consumo passou a acontecer de forma online. Por isso, monitorar e analisar o comportamento dos usuários no mundo digital é fundamental, e é para isso que as ferramentas de Analytics servem. Ou seja, elas servem para coletar, analisar e monitorar tudo que os usuários fazem dentro dos canais digitais.

No mundo de hoje, onde a experiência que o usuário recebe é um dos fatores de comprar mais importante, essa ferramenta se torna indispensável. Afinal, ter dados concretos e quantificáveis, que tragam informações relevantes, sobre o comportamento dos clientes propicia que as empresas tracem estratégias para entregar aquilo que o consumidor deseja.

 

Além disso, é analisando o comportamento do consumidor, que as empresas conseguirão conhecer os seus clientes. E dessa forma, oferecer um atendimento personalizado. O que hoje é imprescindível para o sucesso de um negócio. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Portanto, as empresas que desejam oferecer uma experiência personalizada, entregando conteúdos que sejam realmente relevantes para o consumidor, devem analisar e monitorar o que eles fazem nos canais digitais.

Lista de ferramentas de Analytics

Entendido para que servem, vocês devem estar querendo saber quais são essas ferramentas, não é mesmo? Por isso, listamos abaixo algumas delas e como elas podem ajudar a sua empresa, confira:

Google Analytics: 

Vamos começar falando sobre o Google Analytics, uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas do mercado. O Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

A ferramenta permite analisar o tráfego de seus sites, acompanhar conversões e monitorar qual o comportamento dos usuários dentro dos seus canais digitais, tudo no mesmo lugar, tendo a possibilidade de obter uma compreensão mais profunda de seus usuários. Com ele, você também pode medir quais são os tipos de tráfego, visitas, tempo no site, taxa de rejeição, dados demográficos, conversões, entre outras métricas importantes para a gestão da experiência do usuário.

Woopra:

Woopra é uma plataforma para analytics que permite visualizar a atividade do usuário do seu site em tempo real. Ele mostra um perfil abrangente de cada usuário e rastreia toda a sua atividade, mesmo sem ele se cadastrar. Permite ainda a análise personalizável de um conjunto de dados, como segmentação, funis, retenção etc. 

Com Woopra, é possível ainda automatizar as ações orientadas a dados; como, por exemplo, exibir conteúdo personalizado ou fazer notificações em tempo real. Outro benefício da plataforma, é o rastreamento analítico em tempo real, enquanto o Google Analytics pode levar horas para ser atualizado.

Crazy Egg:

Outra plataforma paga, o Crazy Egg é uma ferramenta de analytics que através da análise tagging armazena o comportamento de cliques e rolagem do usuário em um navegador de internet utilizando estes dados para gerar vários tipos de mapas de calor. Com o poder da tecnologia Heatmap, a plataforma oferece uma imagem visual do que os visitantes do site estão fazendo em suas páginas da Web.

Ele mostra onde as pessoas estão movendo o mouse na página e onde clicam. Portanto, esse tipo de rastreamento ajuda a ver quais áreas estão atraindo mais atenção e interação dos usuários. 

Hotjar:

O Hotjar é uma ferramenta para a otimização de um site. Ela oferece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo da página online. Essas estatísticas mostram como é o comportamento do usuário no site. Ou seja: mostra os pontos cegos da página e também as oportunidades que podem ser melhor aproveitadas pela empresa.

Com a ferramenta é possível entender o que os usuários querem, com o que se preocupam e como interagem no seu site. Representando visualmente seus cliques, toques e comportamento de rolagem. Suas principais funcionalidades são: gravar as interações dos usuários no site, apresentar o funil conversão, analisar formulários e realizar pesquisas em tempo real.

LumisXP: 

O LumisXP é uma plataforma de Experiência Digital, desenvolvida pela Lumis para oferecer uma gestão completa da experiência do usuário. Através de uma API, a plataforma facilita a coleta das interações dos usuários dentro dos canais digitais. Ou seja, com os recursos de Analytics do LumisXP, é possível extrair inúmeros relatórios de comportamentos dos usuários.

Com as ferramentas de analytics do LumisXP, é possível mapear as jornadas dos clientes, através de relatórios que mostram o que cada usuário (mesmo os não identificados) fez dentro dos canais digitais. Além disso, a plataforma permite utilizar os dados de comportamento nos canais digitais para gerar segmentações específicas, que podem ser utilizadas para os mais variados objetivos de negócio.

Bom, como vimos existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Cada uma com seus recursos e funcionalidades específicas para atender diferentes cenários. Por isso, é fundamental que as empresas conheçam cada uma delas e saiba quais se encaixam melhor para as suas necessidades. Afinal, analisar e entender o comportamento do usuário é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.

Sobre o autor

Olavo Albergaria

https://www.linkedin.com/in/olavo-albergaria-00632759/

Apaixonado por Publicidade e Marketing e um grande entusiasta da Transformação Digital. Sou um profissional focado em Marketing Digital, área que me encantou desde o primeiro contato, e atuo desde a minha primeira experiência dentro do Marketing.

 

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