Pós-venda: quando a satisfação do cliente é o mais importante

Um dos momentos mais importante na satisfação do cliente, é o pós venda. É a partir deste ponto que a experiência do cliente começa a ser definida.

02/01/2019 | 3 minutos de leitura.

O plano deu certo. O cliente pesquisou, encontrou sua empresa e comprou. Missão cumprida? Nada disso! É a partir desse ponto que a experiência do cliente começa e é com base nessa experiência que ele ficará ou não satisfeito com sua empresa. Mas, como as empresas podem garantir que essa etapa também seja bem sucedida? A resposta está no atendimento pós-venda.

O primeiro passo para prestar um atendimento pós-venda de qualidade é manter o cliente o mais próximo possível da empresa. Ofereça diversos canais de comunicação com seus clientes. A empresa deve ser sempre a primeira a saber se o cliente está insatisfeito com alguma coisa.

Uma vez que os canais de comunicação foram estabelecidos e divulgados, é preciso medir o grau de satisfação do cliente a cada interação que ele fizer com a empresa. As informações transmitidas pelos clientes ajudam a empresa a identificar que pontos do seu produto ou serviço trazem mais satisfação para os clientes e quais os incomodam. Sempre escute e responda seus clientes!

As pessoas não estão mais buscando os melhores produtos e serviços. Os consumidores de hoje exigem experiências ricas, completas. Com um mercado cada vez mais competitivo, estar perto dos clientes e mostrar preocupação com a satisfação deles é o maior diferencial que as empresas podem oferecer.

Lembre-se: em um tempo onde o compartilhamento de informações entre consumidores é cada vez maior, clientes satisfeitos são as melhores peças de publicidade que sua empresa pode querer.

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

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