Inteligência artificial no atendimento ao cliente: uma parceria de sucesso

A Inteligência Artificial está presente na nossa rotina há muitos anos. Ela pode ter funções importantes em diversos tipos de negócio e até mesmo no dia a dia. Mas você sabe o que é e como funciona? Neste artigo vamos te explicar tudo isso e como ela pode ser um grande aliado e aumentar a satisfação do seu cliente.

19/04/2021 | 10 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. O que é inteligência artificial?
  2. Como funciona a inteligência artificial?
  3. Exemplos de inteligência artificial
  4. Inteligência artificial na satisfação do cliente
  5. Benefícios da IA no atendimento ao cliente

A Inteligência Artificial está presente na nossa rotina há muitos anos. Ela pode ter funções importantes em diversos tipos de negócio e até mesmo no dia a dia. Mas você sabe o que é e como funciona? Neste artigo vamos te explicar tudo isso e como ela pode ser um grande aliado e aumentar a satisfação do seu cliente. 

O que é inteligência artificial? 

A Inteligência Artificial ou IA (Artificial Intelligence), é a criação de sistemas inteligentes que são capazes de executar tarefas. Eles são programados para “pensar” como seres humanos. Isto é, elas aprendem e tomam decisões, de forma racional e por conta própria, sem seguir um processo específico. 

A princípio, nos anos 50, os cientistas buscavam fazer com que as máquinas apenas reproduzem a capacidade humana de pensar. Contudo, nos dias atuais, as pesquisas buscam que as máquinas cheguem a sentir, ter criatividade e outras características unicamente humanas.

Veja mais: Experience Trends: conheça as tendências de atendimento ao cliente para 2021

Os objetivos em relação à evolução da inteligência artificial crescem todos os dias. Isso porque a tecnologia vem se apresentando cada vez mais útil, e até mesmo necessária, em diversas áreas do cotidiano. 

Como funciona a inteligência artificial?

O princípio da IA são os códigos, isso porque eles quem dão o primeiro direcionamento para as máquinas. Assim, elas fazem um cálculo e análise de todos os dados recebidos. Esses resultados fazem com que elas sejam capazes de executar a tarefa para que foi programada. 

Pode-se dizer que as máquinas são planejadas para funcionarem de forma semelhante ao corpo humano. Sendo assim, cada peça faz um trabalho. Entre as principais, podemos dizer que o hardware faz a parte física da máquina enquanto o software atua como a parte lógica. O software é onde estão os resultados das análises, ou seja, onde as decisões são tomadas de forma racional. 

O conceito pode parecer complicado, mas conheça alguns exemplos de IA presentes no dia a dia. 

Exemplos de inteligência artificial 

Corretor automático

É isso mesmo, esse é um dos mais antigos usos da AI. Neste modelo, o software é programado para ler e entender a mensagem que o usuário escreveu. Depois disso, ela analisa os textos que você escreve e as palavras mais utilizadas. Com essa informação ele oferece sugestões de palavras que podem estar corretas. 

GPS

Os GPS utilizam a AI para escolher qual o melhor caminho naquele momento. Ele começa coletando dados fornecidos por outros motoristas. Com esses dados, ele realiza uma análise de todas essas informações para encontrar o melhor trajeto levando em conta as variantes de horário, condição do tempo, tipo de via etc. 

Mecanismos de busca

Sabe quando você pesquisa algo e ele continua aparecendo pra você dias depois? Pois é, isso é um trabalho da AI. Essa mesma função é também utilizada para dar sugestões de amigos dentro das redes sociais. Tudo acontece através de um padrão

Inteligência artificial na satisfação do cliente 

A inteligência artificial entrou no mundo do atendimento ao cliente há alguns anos. As empresas entenderam que o seu uso possibilita a realização de diversas tarefas com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. E isso acontece desde ferramentas ou programas que são 100% vindos da AI ou das funções que ela pode realizar no dia-a-dia

Por isso, é comum que diante de algum atendimento com empresas nos deparamos com esse tipo de tecnologia. No atendimento ao cliente a Inteligência Artificial está presente em algumas ferramentas. 

É o exemplo do Chatbot. Chamado também de Atendimento Inteligente, ele faz uma análise das perguntas feitas frequentemente. Além disso, o Chatbot da NeoAssist entende a linguagem do usuário, e não a palavra chave. Isso melhora a busca e entrega de uma resposta mais certeira ao seu cliente. 

Veja mais: Como o Chatbot pode oferecer uma boa experiência ao cliente?

Outro exemplo importante é o Autoatendimento. Ele possibilita que o cliente resolva os seus problemas sozinho, sem a ajuda de um atendente. Com a ajuda da Inteligência Artificial, ele retém as principais dúvidas do cliente juntamente com uma resposta. E além disso, seu funcionamento é 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Essas ferramentas aumentam a velocidade do seu atendimento, possibilitando que seu consumidor concretize sua ação com mais facilidade e agilidade. Mas conheça também outros benefícios da Inteligência Artificial que aumentam a satisfação do cliente. 

Benefícios da IA no atendimento ao cliente

  1. Aumente a qualidade do seu serviço de atendimento

Você já deve ter ouvido alguém criticar alguma central de atendimento ao cliente. Muitas vezes a demora e a falta de respostas objetivas são os alvos dessas críticas. Por isso, com um atendimento inteligente, as dúvidas dos clientes poderão ser resolvidas de maneira rápida e objetiva

Veja mais: A inteligência artificial em função do seu cliente

Além disso, essas ferramentas podem funcionar como uma peneira para as dúvidas e reclamações dos seus clientes. 

     2. Conheça seus clientes

Através do uso dos clientes, você pode começar a entender seus gostos e preferências. Conhecer por qual meio ele prefere se comunicar ou qual modelo de atendimento se encaixa melhor, são informações muito importantes para um negócio. Criar uma relação é o principal passo para a fidelização do cliente

Esses conhecimentos sobre as preferências do cliente ultrapassam a área de atendimento, chegando a ser benéfico a todas as áreas da sua empresa.  

   3. Melhora no atendimento humano 

Engana-se quem pensa que as máquinas tiraram espaço dos humanos. Ela surgiu para melhorar as condições e organizar as tarefas realizadas por mãos humanas. Isso porque grande parte das dúvidas serão resolvidas pela sua ferramenta inteligente. Assim, somente as mais complexas chegarão até um atendente. 

Veja mais: Inteligência Artificial: melhorando a experiência do cliente

Isso diminui significativamente o volume de chamados, abrindo espaço para que seu time faça um atendimento de excelência. Dessa maneira, ficamos ainda mais perto da satisfação total do cliente. 

A inteligência artificial tem uma abordagem ampla e é muito provável que ela possa ajudar o seu negócio de alguma forma. Isso porque suas funções, independente da área, podem melhorar a jornada do consumidor dentro da sua empresa. Seja deixando o atendimento mais rápido ou personalizado, a AI sempre será útil no processo de satisfação do cliente. 

 

Este artigo foi escrito pela NeoAssist, uma solução omnichannel para otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.

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