Inbound Marketing: 5 passos para você começar agora

Sabemos que com o avanço da tecnologia as empresas tiveram que criar novas formas de conquistar e manter o cliente. Em meio a isso, tornou-se necessário aplicar estratégias de Inbound Marketing para se manter no mercado. Apesar de não ser novo, esse conceito está sendo cada vez mais discutido e adotado pelas empresas, especialmente no período de pandemia.

28/12/2020 | 11 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. O que é Inbound Marketing?
  2. 5 dicas para começar a utilizar o Inbound na empresa

Sabemos que com o avanço da tecnologia as empresas tiveram que criar novas formas de conquistar e manter o cliente. Em meio a isso, tornou-se necessário aplicar estratégias de Inbound Marketing para se manter no mercado. Apesar de não ser novo, esse conceito está sendo cada vez mais discutido e adotado pelas empresas, especialmente no período de pandemia.

Além disso, o Outbound Marketing tem sido adotado em casos específicos, pois ele costuma interromper o fluxo da experiência do usuário. É claro que essa estratégia ainda tem seu espaço, mas está cada vez mais difícil conquistar clientes dessa forma. Com isso, percebemos que o comportamento dos consumidores mudou, então é preciso que as empresas estejam acompanhando essa evolução. Quer saber como? Fique com a gente, pois é esse o tema do artigo de hoje.

36_Inbound_Marketing_-_blog_-_interna.png

O que é Inbound Marketing?

Em uma tradução livre, o Inbound Marketing significa “Marketing de Atração”. São estratégias que buscam atrair clientes através de conteúdos relevantes, explorando canais como: redes sociais, mecanismos de busca, blogs e outros. Diferente do Outbound Marketing, a empresa não procura o cliente, e sim oferece conteúdos atrativos, usando esses canais, e permitindo que o cliente encontre a empresa quando estiver buscando uma solução para seu problema.

O Inbound Marketing permite que a empresa acompanhe passo a passo da jornada do cliente junto a ele, ao invés de interromper essa experiência, ela é usada a seu favor. As ações desse tipo de marketing estão em busca de atrair e criar um relacionamento com o cliente em potencial. A ideia principal é criar conteúdos personalizados e que agregam valor ao seu cliente.

Dessa forma, você está disponibilizando conteúdo que trará os clientes até sua marca sem causar nenhum incômodo e mantém o foco na criação de um relacionamento com ele. Além disso, criando conteúdos relevantes, você é capaz de tornar sua empresa referência no assunto e aumentar a visibilidade do seu negócio.

As estratégias de Inbound Marketing trazem diversos benefícios para a sua empresa. Como já vimos, é a técnica mais barata para conquistar clientes. Também é capaz de influenciar na decisão de compra do consumidor, pois a criação de um relacionamento aumenta o poder de persuasão. Com isso, é possível encurtar o ciclo de vendas, diminuir os custos e aumentar o ticket médio. Por fim, as estratégias de Inbound ainda nos permitem mensurar os resultados em tempo real, através das métricas de visualizações e conversões.

5 dicas para começar a utilizar o Inbound na empresa

Vimos que o Inbound Marketing é capaz de atrair o consumidor sem interromper e invadir a experiência do usuário. Assim, ter uma estratégia de atração é um fator determinante para manter sua empresa no mercado. Pensando nisso, listamos alguns passos importantes para você começar:

  • Crie Personas:

Criar personas permite entender como as pessoas se comportam, quais são suas frustrações e seus desejos. É utilizando personas que as empresas são capazes de serem mais estratégicas na hora de alcançar seu público. Isso porque, as informações sobre a persona auxiliam na criação do conteúdo, essa ferramenta determina o tipo de conteúdo e quais tópicos devem ser abordados para atrair o cliente. É necessário criar personas para poder enviar a mensagem certa para seu público e assim ter mais chances de sucesso. Uma dica importante aqui é: evite os achismos. A melhor forma de conhecer o seu público é conversando com ele.

  • Faça um bom planejamento de conteúdo:

O Planejamento de Conteúdo é o que vai guiar todas as suas ações e não as deixar soltas e desestruturadas. Por meio dele é possível definir as ações necessárias para alcançar o objetivo desejado. Tendo o objetivo e as ações definidas, sua empresa consegue saber quais estratégias utilizar e quais métricas avaliar. Um planejamento consistente é o ideal para obter resultados claros, pois ajuda o time a perceber o caminho que deve seguir para chegar no melhor resultado. Além disso, seu planejamento de conteúdo deve estar orientado à forma como as suas personas pesquisam quando têm uma dúvida. Dessa forma, você poderá utilizar as palavras-chave certas, para fortalecer a sua empresa junto aos mecanismos de busca e atrair o público ideal para a sua marca.

  •  Invista em conteúdos ricos:

É importante trazer conteúdos ricos e que façam a diferença na experiência do seu cliente, que sejam a solução que ele estava procurando para o seu problema. Produza conteúdos que tragam conhecimento e informações úteis para seus leitores, isso ajuda a criar um relacionamento com seu público-alvo e fideliza seu cliente. Conteúdos ricos são os mais utilizados para a geração de leads no topo de funil. Criando conteúdos relevantes e que agregam valor, você é capaz de atrair e envolver essas pessoas, o que gera uma boa imagem para sua marca. Assim, a empresa consegue manter um vínculo com o público-alvo.

  •   Crie uma régua de nutrição:

A régua de nutrição ajuda a acompanhar a mudança de comportamento. O cliente move-se no funil de vendas, podendo progredir ou regredir, entender esse comportamento é importante para construir e manter um relacionamento com seus potenciais clientes. Dessa forma, você é capaz de oferecer o conteúdo certo no momento certo, se conectar emocionalmente com seus leads e fazendo com que o seu processo de conversão aumente. Esse cuidado com o fluxo de nutrição do cliente é essencial para evitar falhas. Repare como a dica da persona é importante. É exatamente com base nela, que você será capaz de entender a jornada de compra do seu público e identificar quais conteúdos são mais adequados para cada etapa.

  • Enriqueça sua base de leads:

É importante que sua empresa enriqueça sua base de leads constantemente. Essa prática ajuda a complementar o histórico do seu lead com informações relevantes. Quanto mais informações você tiver, melhor será sua capacidade de segmentação e personalização do conteúdo, sendo mais fácil direcionar o lead até a compra. Além disso, essa prática também ajuda na negociação, quebra de objeções e diminuição do ciclo de vendas.

Com isso, conseguimos entender por que o Inbound Marketing é tão importante na captação de novos clientes. É uma estratégia com resultados de mais longo prazo, porém mais barata e sustentável. Por isso, tornou-se tão essencial neste período de crise. E não só pelo baixo custo, mas também porque o meio digital era a única forma de contato com os clientes devido ao distanciamento social. Muitas empresas que nem estavam presentes na internet, tiveram que migrar para o mundo tecnológico e as estratégias de Inbound foram a solução. Além disso, é através do marketing de atração que a empresa consegue criar um relacionamento genuíno com o cliente e isso tem sido muito valorizado atualmente.

É possível empregar estratégias de Inbound em qualquer empresa, adaptando-as da forma que for necessária. Elas conseguem ir além do marketing tradicional e atingir lugares que não era possível antes. E por isso, hoje a área de marketing de uma empresa pode ser vista como centro de investimento e não de custo. Então, se você busca melhores resultados para a sua empresa, busca alcançar todo potencial que seu negócio tem, um dos caminhos  para isso certamente é o Inbound Marketing. Agora você tem os passos certos para começar a pôr em prática essa técnica. Mão na massa!

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

Leia também:

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor