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Você vai ler sobre:

  1. O que é Form Behavior?
  2. Importância do Form Behavior
  3. Como melhorar a performance dos seus formulários

Grande parte das empresas gastam seus orçamentos de marketing para atrair pessoas para os seus formulários, mas não se preocupam em analisar a performance que os formulários possuem. Cerca de 2/3 dos visitantes não terminam de preencher o formulário e por isso é importante entender o comportamento desses visitantes e principalmente entender por que elas não estão preenchendo-o.

E se você não estiver monitorando seus formulários através de um Form Behavior, você nunca entenderá, porque os dados entre a visualização da página e a conclusão, ou abandono, dos formulários estão sendo perdidos.  Esse monitoramento te ajuda a entender como as pessoas estão interagindo com seus formulários para que você possa melhorá-los e obter ainda mais conversões.  Quer saber mais sobre Form Behavior e como funciona essa ferramenta? Então continue com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é Form Behavior?

Form Behavior ou Form Analytics é uma ferramenta criada para analisar o uso de formulários, mensurando a interação do usuário com o formulário. É uma plataforma que oferece informações que te ajudarão a entender qual etapa está causando mais problemas ou abandono dos usuários. É composta por muitos elementos que visam encontrar e destacar a experiência desse usuário ao longo do processo de preenchimento do formulário, analisando seus pontos fracos e reunindo os dados necessários.

Formulários possuem diversos campos, alguns obrigatórios, alguns com formatos específicos e é importante entender se esses campos estão funcionando bem ou estão fazendo o usuário abandonar o formulário. Com uma plataforma form behavior somos capazes de entender qual campo está causando mais desistência ou hesitação e pensar em como melhorá-lo.

Existem diversas plataformas de Form Behavior, mas as melhores possuem as seguintes ferramentas:

Além disso, fornecem dados como o nome, índice da página, tempo de interação, tempo de hesitação e tempo médio gasto. Com esses dados, a plataforma cria relatórios importantes que mostram em qual etapa do formulário está acontecendo o problema. Pode ser um campo que está levando mais tempo para ser preenchido ou sendo alterado muitas vezes, fazendo com que as pessoas abandonem o formulário.

As plataformas mais avançadas de Form Behavior ainda permitem que você segmente seus usuários. E ao segmentá-los você consegue entender a diferença de comportamento entre os grupos de usuários no formulário do seu site. Assim, fica mais fácil rastrear o que está funcionando e o que está sendo um obstáculo para o visitante.

Importância do Form Behavior

Você sabe quão bem é a performance dos seus formulários? Se você não tem um sistema de coleta de dados projetado especificamente para formulários, você deveria implementar a plataforma de form behavior. Entender em qual etapa do formulário se encontra o problema é essencial para fazer as mudanças necessárias e aumentar a taxa de conversão. Analisar a performance dos seus formulários é uma das estratégias mais úteis quando falamos em obter mais conversões.

Há muitos motivos que fazem o visitante abandonar o preenchimento de um formulário e sua empresa precisa da ajuda de um Form Behavior para entender o porquê isso está acontecendo. É necessário entender qual passo está levando mais tempo para ser preenchido, quando o usuário avançou e se teve algum campo que o fez retroceder, dessa forma são destacados os pontos da jornada que estão causando problemas.

Além disso, com essa análise dos formulários você consegue otimizar o tempo de preenchimento. Com a transformação digital, os processos foram se tornando mais rápidos e os consumidores se acostumaram com essa rapidez, o cliente deve ser valorizado e especialmente seu tempo. Então, é essencial entender os campos que estão causando problemas e tornando o preenchimento mais longo.

O principal objetivo do form behavior é mensurar o comportamento de um visitante no seu formulário e usar as informações coletadas para otimizar os formulários, procurando as oportunidades certas de converter esse visitante em um potencial cliente.

A análise de formulários pode ajudar você:

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Para entender o comportamento das pessoas nos seus formulários, a ferramenta do Form Behavior apresenta diversas funções que podem te auxiliar na otimização da experiência do usuário. Afinal, para melhorar a performance dos seus formulários é necessário mensurar e se basear em dados reais. Veja algumas métricas oferecidas pela plataforma:

Você sabe quanto tempo o usuário permanece no formulário? Essa é uma métrica importante de identificar, para entender o tempo gasto para o preenchimento do formulário e saber se o usuário está concluindo o formulário ou não.

A taxa de abandono mostra a porcentagem de usuários que estão saindo do formulário sem completá-lo. É uma métrica importante para entender os campos ou etapas que estão levando o usuário a abandonar. Dessa forma, você consegue entender em qual momento o usuário está deixando o formulário e promover mudanças para melhorar aquela etapa ou campo.

O tempo de carregamento do seu site é crucial atualmente. Entender o tempo que suas páginas estão levando para carregar é importante para saber se é esse ponto que faz o usuário abandonar ou demorar mais no preenchimento do formulário. Possuir páginas que demoram muito a carregar pode ser decisivo para o seu usuário continuar ou não realizando a ação.

O retorno dos usuários é muito importante, mostra que conseguimos conquistar a fidelidade deles. Mas ter novos usuários também têm sua importância e essa métrica te ajuda a entender se suas estratégias de aquisição estão realmente funcionando e ajudando na sua estratégia de negócio.

É necessário entender essa métrica, para saber qual tipo de dispositivo os usuários estão utilizando para acessar seu formulário. Dessa forma, você pode otimizar seu formulário de acordo com o tipo de dispositivo de que seu público mais utiliza, para não perder acessos. Mas é importante que seu formulário possua os dois tipos de visualização, para mobile e para desktop.

Como melhorar a performance dos seus formulários

O Form Behavior fornece informações centradas na conversão, o que ajuda a rastrear cada movimento feito pelo visitante enquanto ele preenche o formulário em seu site. Onde começaram, onde hesitaram, as áreas que abandonaram o formulário, o movimento do mouse durante o processo e assim por diante.

E além de analisar todas as informações recebidas, é necessário entender a melhor estratégia para corrigir o problema. Pensando nisso, separamos algumas possíveis situações de erros em formulários:

 É possível que o que o possa estar causando a hesitação em um determinado campo seja a falta de entendimento do usuário sobre o que o formulário está pedindo. Deve-se evitar o uso de termos pouco conhecidos ou palavras técnicas para facilitar a compreensão do visitante, podendo adicionar um “help” ao campo, uma breve explicação do que o formulário deseja com aquele campo.

Muitas vezes o abandono do formulário pode estar acontecendo em um campo obrigatório. O usuário pode ter achado que aquela informação não é necessária ou relevante para fornecer, como estava como obrigatória, ele abandona o formulário. Nesses casos, é importante reavaliar se é mesmo necessário que o campo seja obrigatório.

Pedir dados muito pessoais pode causar desconforto no visitante e fazê-lo abandonar o formulário, por achar que está invadindo sua privacidade. Além disso, o campo pode necessitar de um dado que a pessoa não tem em mãos, não sabe informar no momento e acaba abandonando o formulário.

É ruim para um cliente precisar preencher o mesmo formulário todo o mês para conseguir a segunda via de um boleto, por exemplo. Isso demanda mais tempo do usuário e um simples botão de “salvar informações” pode resolver. Dessa forma, se o cliente não quer ficar preenchendo toda vez o mesmo formulário, ele pode salvar as informações que na próxima vez será mais rápido. Essa função reduz 30% no tempo gasto no preenchimento do formulário.

Já falamos neste artigo que o tempo do cliente é valioso, devemos poupar sempre que possível. Por isso, quanto mais rápidos forem os recursos, melhor será a performance do seu formulário. Por exemplo, se em um determinado campo, mais de 80% das pessoas marcam uma determinada opção, essa opção já pode ficar pré-selecionada para facilitar e agilizar o preenchimento do formulário.

Além desses casos, há muitos outros problemas que sua empresa deve estar atenta em resolver e por isso é imprescindível estar sempre analisando seus formulários. Às vezes o problema pode estar no design da página, um botão que não está muito claro e uma mudança de cor resolveria. Mas é necessário fazer essas mudanças com Testes A/B para validar aquilo que realmente está funcionando para o seu público e trazendo mais conversões.

Entender a performance dos seus formulários é essencial nos dias atuais, com a transformação digital e a agilidade nos seus processos. Contar com uma plataforma de monitoramento do comportamento dos usuários em seus formulários é imprescindível. E agora que você conhece esse novo recurso, não perca tempo em implementar uma plataforma de form behavior na sua empresa.

Com o Lumis CX Manager, você tem todas as informações sobre o comportamento dos clientes nos seus formulários e recursos para otimizar as suas taxas de conversão. Você consegue observar o tempo gasto, o número de mudanças no campo, os pontos de abandono, campos e abas com maior incidência de erros, a performance de formulário em diferentes períodos e mais.

É uma plataforma na nuvem para você criar experiências incríveis sem depender da área de TI. Ou seja, você consegue analisar seus formulários, descobrir em quais campos estão o problema, pensar em uma solução para resolver e fazer as mudanças necessárias sem precisar gerar demanda para a TI.