Administração do Serviço |
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Criar uma newsletter envolve cadastrar categorias de assuntos, modelos de newsletters associados a categorias, e agendamento dos mesmos. O administrador do serviço, com a permissão “administrar”, fica responsável pelo cadastro das categorias, montagem dos modelos de newsletters e do agendamento dos mesmos para que na data especificada o portal se encarregue de enviá-los.
Administração de Categorias Os assuntos podem ser dividas em categorias facilitando a administração. Exemplo de um ambiente administrativo de categorias pode ser visualizado na figura abaixo. As categorias cadastradas são exatamente as categorias disponíveis para assinaturas. Para cadastrar uma categoria, o administrador do serviço deve acionar “Adicionar” no ambiente administrativo de categorias e preencher as seguintes informações:
Após o cadastro das categorias de assuntos, deve-se criar os modelos que serão utilizados para o envio das newsletters.
Administração de Modelos A criação de newsletter envolve criar modelos pré-definidos de envio, com informações sobre os conteúdos relacionados às categorias. Para criar um modelo deve-se selecionar “Adicionar” e preencher as seguintes informações:
www.lumis.com.br/metadatahyperlink.jsp?metadataid=8A488ACB0F9AB225010F9AC9B4200511 Todos os modelos cadastrados ficam disponíveis na área administrativa de cadastro de modelos para possíveis manutenções.
Administração de Agendamentos Após o cadastro dos modelos de newsletters deve-se cadastrar o período e hora de envio dos mesmos. Para agendar o envio de um modelo de determinada newsletter, deve-se acionar “Adicionar” e preencher as seguintes informações:
Os agendamentos sao listados para posteriores manutenções e verificações: Não há limitação para agendamentos para um mesmo modelo. Isso acontece, por exemplo, quando uma determinada newsletter precisa ser enviada em horários diferentes de um mesmo período ou período diferentes. Observe na figura anterior, que o “Modelo1” de uma newsletter possui dois agendamentos. Desta forma haverá disparo de e-mails duas vezes ao dia. O serviço exibe três tipos de informações para cada agendamento:
A partir do primeiro envio, esta data será recalculada de acordo com a data do “Último envio”. Porém, a neswletter somente será enviada a partir daí, caso a haja algum conteúdo novo ou alterado da intância de serviço selecionada na categoria após o "Último Processamento". Se nao houver alterações de conteúdos ou cadastro de novos conteúdos, na data e hora devidos e processados (Coluna "Último Processamento"), a newsletter será novamente agendada para a data e hora calculados e exibidos em "Próximo Envio".
A informação do último processamento não é exibida após o cadastro do agendamento e sim a partir do momento em que a data e hora do envio é atingida e o serviço envia ou não newsletter. Ele possui uma tolerância de no máximo 50 minutos em relação à hora que está programada para envio. Após o último processamento, o “Próximo envio” será recalculado.
Administração de Assinaturas O administrador do serviço pode ainda visualizar as assinaturas realizadas, listando-as por usuários cadastrados ou usuários públicos. Quando um usuário cadastrado utiliza a interface "Assinatura Pública", fica registrado que aquela assinatura foi realizada por um usuário público. É exibido um registro por usuário, salvo tenha a assinatura tenha sido realizada através das duas interfaces, ficará registrado que houve uma assinatura por tal usuário cadastrado e outra pelo usuário público, sendo exibido neste caso o e-mail por ele informado. Uma vez excluído o registro dessa interface, o referido usuário (cadastrado ou público) nao mais receberá nenhuma newsletter referente a quaisquer categorias que ele tenha escolhido. Porém, caso o usuário realize novamente a(s) assinatura(s), ele voltará a receber as campanhas correspondentes. O administrador do serviço pode interferir na escolha das categorias e do formato de envio de e-mail. Para isso, basta selecionar o registro de uma assinatura e acionar "Editar". A figura abaixo exibe as categorias que fazem parte da assinatura do usuário selecionado: O administrador pode selecionar outras categorias ou desmarcar aquelas selecionadas pelo usuário, escolher entre os formatos "Texto" ou "Html" e, por fim, clicar em assinar para que a assinatura seja atualizada. |
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