Montagem |
Top Previous Next |
O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os editores de conteúdo e para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal. Para utilizar o serviço de Imagens basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e áreas de visualização do serviço pelo usuário final.
Para disponibilizar o serviço de Imagens para o usuário final, basta instanciar as interfaces Lista e Detalhes em páginas diferentes do canal. O ambiente de administração de arquivos de imagens requer apenas uma página criada em uma área restrita do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página seja colocada dentro de um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Imagens”.
Atribuição de Permissões Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo do repositório de imagens, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar Conteúdo”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço. Na figura abaixo, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário Carla está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal. Para que o editor de conteúdo realize upload de arquivos, é necessário que ele tenha a permissão de Efetuar Upload de arquivo no Gerenciador de acesso do portal . Parametrização da Instância de Serviço A “Propriedades de Gerenciamento de Arquivos” acessada no right-click das instâncias de interfaces, juntamente com as outras customizações, permite determinar se os arquivos do repositório serão públicos ou privados. Caso os arquivos sejam públicos, as interfaces de outros serviços que realizam download de arquivos do repositório de imagens, terão acesso direto, sem autenticação do usuário (os arquivos estarão localizados em “www/data/files”). Caso contrário, se os arquivos forem privados, estarão em uma área restrita (acessados via jsp), havendo necessidade de autenticação pelo portal. Uma vez que o repositório seja configurado como público, os aquivos já existentes bem como os que forem adicionados após tal configuração, será conisderados públicos (serão criados em “www/data/files”). Caso a configuração seja desfeita, os arquivos públicos serão removidos de “www/data/files”.
|
Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.