Montagem

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O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para o editor de conteúdo e para o usuário final da solução,dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço Contatos, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e áreas de visualização do serviço pelo usuário final.

 

Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção das informações dos contatos pelo editor de conteúdo;
Lista: Esta interface disponibiliza a lista de contatos cadastrados, para o usuário final da solução. Por default, são exibidos todos os contatos cadastrados. Através da lista alfabética pode-se filtrar os contatos para melhor localizá-los. Também pode-se usar o campo "Busca" para localizar um contato, informando parte (utilizar *) ou toda a palavra correspondente a uma informação do contato desejado. Desta forma, serão exibidos os contatos  que atendem total ou parcialmente a busca.
Detalhes: Esta interface exibe as informações do contato selecionado a partir da interface Lista e Administração.

Para disponibilizar o serviço Contatos para o usuário final, basta instanciar as interfaces Lista e Detalhes em páginas diferentes do canal. A página que contém a interface Detalhes deve ter a propriedade “oculto” selecionada, pois esta página será acessível a partir das páginas correspondentes às interfaces Administração e Lista .

O ambiente de administração de contatos requer apenas uma página em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Contatos”.

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Atribuição de Permissões

Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo de contatos, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar Conteúdo”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.

Na figura abaixo, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário “Carla” está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal.

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Observação

 

O Lumis Portal oferece como sugestão de montagem deste serviço um prebuilt channel com uma estrutura de canal, páginas, e disposição das interfaces nas páginas.

Para informações sobre como instanciar canais, páginas, e atribuição de permissões no controle de acesso, consultar a seção sobre Portal Studio .

Através do right-click da interface, encontram-se disponíveis parametrizações para a instância de serviço e customizações para a interface. Consultar a seção Customização de instâncias de Interfaces.

 


Lumis Portal 6.2.0.120405
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