Administração do Serviço

Top  Previous  Next

O serviço disponibiliza duas interfaces administrativas: uma para o cadastro das localizações culturais e outra para o cadastro dos nomes dos objetos das soluções com as suas respectivas traduções (um cadastro para cada tradução).

A partir do cadastro dos idiomas, pode-se cadastrar um idioma para cada conteúdo, diferente do idioma default do portal. Para definir o idioma dos conteúdos das instâncias de serviço, consultar a seção Publicação Multilingue. Além de definir o idioma de um conteúdo, é possível associá-lo a um mesmo conteúdo cadastrado com idioma diferente.

Administração de Localizações Regionais

O administrador do serviço, com a permissão “administrar”, fica responsável pelo cadastro dos idiomas. A figura abaixo exibe os idiomas cadastrados:

selecLocalizacao002

Para cadastrar uma localização, basta selecionar "Adicionar" e preencher as seguintes informações:

selecLocalizacao003

Código: neste campo deve ser informado o código do idioma no seguinte padrão xx_YY, onde xx corresponde à língua; e YY corresponde ao país;
Nome: nome descritivo e que caracteriza o idioma.

Após o cadastro, os idiomas ficam disponíveis na interface administrativa para posteriores manutenções.

Administração de Expressões

O administrador do serviço, com a permissão “administrar”, fica responsável pelo cadastro dos nomes e expressões dos objetos da solução, com as respectivas traduções (um cadastro para cada tradução).

A figura abaixo exibe alguns nomes cadastrados para as suas ocorrências na solução:
 

selecLocalizacao004

De acordo com os cadastros das expressões exibidas na figura anterior, para toda a ocorrência da expressão "canalzinho" nos nomes dos objetos da solução (canais, páginas, instâncias de serviços e interfaces), o portal traduzirá para "channel"  quando o idioma selecionado pelo usuário na solução for "en_Us" (idioma Inglês). Essa tradução ocorrerá tanto para os objetos existentes, quanto para os objetos a serem criados.

Uma vez que o idioma "pt_BR" (idioma Português) for selecionado pelo usuário na solução, o portal traduzirá para "canal" as expressões dos objetos com nome "canalzinho"; além de traduzir para "canal" os objetos que ja haviam sido traduzidos para "channel".

Essa tradução é util, por exemplo, para a tradução de objetos (canais e páginas) que compõem o menu da barra de navegação, cujos itens serão traduzidos quando o usuário alterar o idioma do portal.

Já para a expressão "Portal", todas as ocorrências dessa expressão no nome de algum objeto do portal, será traduzido para "root", quando o usuário selecionar o idioma "en_US" (idioma Inglês). Ao alterar o idioma para algum outro idioma, exceto o inglês, a expressão retornará para o nome original do objeto.

Esse último tipo de tradução é util quando o administrador do portal (que também é administrador do serviço) quiser alterar todas ocorrências de determinada expressão no portal.
 

Observação

 

Caso não haja uma tradução para a língua selecionada, o Lumis exibirá a tradução definida no idioma default do portal.

O idioma default do portal está configurado em lumisportalconfig.xml, no elemento<defaultLocale>.

Para cadastrar uma tradução, basta acionar "Adicionar" e preencher as seguintes informações:
 

selecLocalizacao005
 

Código: deve-se selecionar o idioma  (correspondente ao idioma) cadastrado previamente;
Expressão: ocorrência que deve ser traduzida quando o idioma determinado no campo acima, for selecionado pelo usuário;
Tradução: nome que substituirá a expressão cadastrada acima;
Caminho do recurso: Caminho para o arquivo XML que contém a tradução original do termo, a qual se quer substituir.  O arquivo que possui o maior número de traduções é lumis/portal/strings/strings.pt_br.xml;
Status: Permite habilitar ou desabilitar a tradução da ocorrência da expressão no portal, quando o idioma for selecionado pelo usuário. Na lista administrativa, é exibido "1" para habilitado ou "0" para desabilitado.
 

Observação

 

As traduções das expressões, diferentemente das originais (disponibilizadas em arquivos) são salvas no banco de dados.

Após o cadastro, as expressões ficam disponíveis na interface administrativa para posteriores manutenções.


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.