Outros Servidores de Aplicação

Top  Previous  Next

As seguintes etapas devem ser seguidas para realizar o “Deploy”:

1.Tipo de Deployment: Neste campo pode-se especificar se será um “Novo serviço” ou  “Atualizar serviço existente”.

a)" Novo serviço" deve ser escolhido quando for realizado o deployment de um portlet pela primeira vez;

b)" Atualizar serviço existente" é utilizado quando o portlet ou portlets foram alterados, sendo necessário, portanto, realizar um novo deployment do arquivo com extensão .war.

No exemplo foi escolhida a opção “Novo serviço”;

2.Arquivo de deployment: Neste campo especifica-se o arquivo do serviço de portlet. Ex: calcportlet.war;

portalAdm102

As próximas etapas são:

portalAdm104

3. Context path: deve-se especificar qual é o context path do servidor de aplicação onde o portlet será instalado. Ex: “/calcportlet”;

4.  Identificador do serviço: deve-se especificar o identificador do serviço, que deve seguir um padrão de hierarquia de diretórios, separado por (.). Neste exemplo, a hierarquia é: “portlet.lumis.calc”;

5.  Exportar: exporta um arquivo zip do arquivo de deployment para “/lumisdata/deployment”. Caso este diretório não exista, será criado na primeira exportação de portlet .

O arquivo zip contém o arquivo war modificado pelo Lumis e o servidefinition.xml para que o portlet seja resgistrado como um serviço.

Portanto, após a exportação,  o arquivo zip deve ser descompactado  e o portlet deve ser registrado manualmente no portal, através do seu servicedefinition.xml, localizado em "lumisdata/deployment/lumisdata/def/portlet/lumis”. Para registrar, consultar a seção Gerenciador de Serviços.

Ainda, o arquivo war descompactado deve ser efetivamente deployment no servidor de aplicação. Esse arquivo war descompactado é diferente daquele informado no campo Arquivo de deployment, e na sua execução, é necessário compartilhar as shared lib do portal.

 

Observação

 

O nome do contexto no deploy no servidor de aplicação deve ser igual ao cadastrado no Lumis Portal, no passo 3.

 

Como exemplo, considere o servidor de aplicação Websphere: toda aplicação que é deployment (arquivo war) é inserida em um arquivo ear, e ela deve referenciar o shared lib:
 

portalAdm173

 

As figuras a seguir exibem respectivamente a instância de serviço “Calculadora”, que é o resultado de um deployment do portlet calcportlet; e uma página com a interface renderizada. O nome do serviço e sua descrição foram alterados no “lumidata/def/portlet/lumis/calc/servicedefinition.xml" .

portalAdm106

 

portalAdm108

 

A barra de título da interface que está acima da calculadora pode ser configurada para ser exibida ou não. Esta configuração é realizada através da opção “Exibir Barra de Título”, das propriedades da interface, acessadas a partir do right-click da mesma. Por default essa propriedade possui valor “não”.


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.