Bea Weblogic

Top  Previous  Next

Esta opção permite o deployment de portlet no padrão JSR-168, para que possa ser utilizado como um serviço do portal.

O deployment é uma instalação de um arquivo.war que pode conter um ou vários portlets. O deployment de um arquivo.war corresponde ao registro de apenas um serviço no portal, que poderá ter tantas interfaces quantas forem os portlets contidos no arquivo.war. O serviço registrado estará localizado em um diretório em “lumisdata/def” e estará pronto para ser instanciável.

As seguintes etapas devem ser seguidas ao acionar “Deploy”:

1.Tipo de Deployment: Neste campo pode-se especificar se será um “Novo serviço” ou  “Atualizar serviço existente”.

a)" Novo serviço" deve ser escolhido quando será realizado o deployment de um portlet pela primeira vez;

b)" Atualizar serviço existente" é utilizado quando o portlet ou portlets são alterados necessitando realizar um novo deployment do arquivo.war.

No exemplo foi escolhida a opção “Novo serviço”;

2.Arquivo de deployment: Neste campo especifica-se o arquivo do serviço de portlet. Ex: calcportlet.war;

portalAdm102

As próximas etapas são:

portalAdm104

3.Context path: deve-se especificar qual é o context path do servidor de aplicação onde o portlet será instalado. Ex: “/calcportlet”;

4.Identificador do serviço: deve-se especificar o identificador do serviço, que deve seguir um padrão de hierarquia de diretórios, separado por (.). Neste exemplo, o a hierarquia será: “portlet.lumis.calc”;

5.Exportar: exporta um arquivo zip do arquivo de deployment para “/lumisdata/deployment”.
 
Caso este diretório não exista, será criado na primeira exportação de portlet .

O arquivo zip contém o arquivo war modificado pelo Lumis e o servidefinition.xml para que o portlet seja resgistrado como um serviço.

Portanto, após a exportação,  o arquivo zip deve ser descompactado  e o portlet deve ser registrado manualmente no portal, através do seu servicedefinition.xml, localizado em "lumisdata/deployment/lumisdata/def/portlet/lumis”. Para registrar, consultar a seção Gerenciador de Serviços.

Ainda, o arquivo war descompactado deve ser efetivamente deployment no servidor de aplicação. Esse arquivo war descompactado é diferente daquele informado no campo Arquivo de deployment, e na sua execução, é necessário compartilhar as shared lib do portal.

 

Observação

 

O nome do contexto no deploy no servidor de aplicação deve ser igual ao cadastrado no Lumis Portal, no passo 3.

 

Como exemplo, considere o servidor de aplicação Websphere: toda aplicação que é deployment (arquivo war) é inserida em um arquivo ear, e ela deve referenciar o shared lib:
 

      portalAdm173

As figuras a seguir exibem respectivamente a instância de serviço “Calculadora”, que é o resultado de um deployment do portlet calcportlet; e uma página com a interface renderizada. O nome do serviço e sua descrição foram alterados no “lumidata/def/portlet/lumis/calc/servicedefinition.xml" .

portalAdm106

 

portalAdm108

A barra de título da interface que está acima da calculadora pode ser configurada para ser exibida ou não. Esta configuração é realizada através da opção “Exibir Barra de Título”, das propriedades da interface, acessadas a partir do right-click da mesma. Por default essa propriedade possui valor “não”.

 

Observações:


1 - Pode ocorrer erro inesperado no deploy de portlets no servidor de aplicação BEA Weblogic, devido a problemas de configuração do servidor.

Quando o BEA não tem acesso à internet, pode ocorrer, em algumas situações ,o erro abaixo:

Caused by: java.net.UnknownHostException: java.sun.com

at java.net.InetAddress.getAllByName0(InetAddress.java:1133)

at java.net.InetAddress.getAllByName0(InetAddress.java:1098)

at java.net.InetAddress.getAllByName(InetAddress.java:1061)

at weblogic.net.http.HttpClient.openServer(HttpClient.java:303)

at weblogic.net.http.HttpClient.openServer(HttpClient.java:375)

at weblogic.net.http.HttpClient.<init>(HttpClient.java:149)

at weblogic.net.http.HttpURLConnection.getHttpClient(HttpURLConnection.java:175)

at weblogic.net.http.HttpURLConnection.getInputStream(HttpURLConnection.java:395)

at weblogic.net.http.SOAPHttpURLConnection.getInputStream(SOAPHttpURLConnection.java:31)

 

Isso é causado pela tentativa de obter o DTD da fonte externa. Para resolver o problema, fazer o devido mapeamento conforme descrito na ajuda do console de administração do Weblogic Server em "How Do I...>Configure services>Configure XML Resources>XML Registries>Configure external entity resolution".

 

O DOCTYPE geralmente utilizado por portlets é:

PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.3//EN" "http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd"

2- O BEA Weblogic 10 não utiliza o tld definido em jar localizado no classloader compartilhado (diretório lib do servidor). Dessa forma, o taglib padrão de portlet, implementado em pluto-taglib-1.1.0-beta1.jar, que durante a instalação foi colocado no diretório lib, não funciona, ocorrendo um erro como o exemplo abaixo:

No tag library could be found with this URI. Possible causes could be that the URI is incorrect, or that there were errors during parsing of the .tld file.

<%@ taglib uri="http://java.sun.com/portlet" prefix="portlet"%>

Portanto,  é necessário adicionar dentro do WAR do portlet, mais especificamente no diretório WEB-INF/lib, o arquivo pluto-taglib-1.1.0-beta1.jar (distribuído com o produto, e que durante a instalação do produto foi copiado para o diretório lib do servidor). Com este jar dentro do WAR do portlet, o BEA Weblogic 10 consegue identificar corretamente a uri de taglib padrão de portlet, e assim não ocorre o erro citado acima.


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.