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    Customer Experience : Automação de experiências

    Características

    • É interface de administração

    Telas

    Automação de experiências


    Conceitos da funcionalidade:

    A funcionalidade de automação de experiência permite que publicadores automatizem tarefas para melhorar a experiência de seus clientes. Essa automação é feita por fluxos de execução criados pelos publicadores. Esses fluxos tem o objetivo de tomar decisões e executar ações de forma autônoma para melhorar a experiência dos usuários. Com base nos eventos que estão ocorrendo na plataforma (visualizações de páginas, por exemplo), o framework decide quais fluxos devem ser executados e os executa.

    Primeiramente, o publicador deve definir qual ação irá disparar o fluxo. Essa ação é o filtro que define se o fluxo deve ou não ser executado para um evento que esteja acontecendo na plataforma.

    Uma vez que o publicador tenha definido a ação de entrada, ele pode seguir construindo o fluxo de automação de experiência utilizando os elementos disponíveis.

    Por exemplo, suponha o cenário de um website de um shopping center onde se queira aprimorar a experiência do usuário para auxilia-lo a pagar seu estacionamento pelo próprio website.

    Suponha que para conseguir pagar seu estacionamento ele tenha que realizar os seguintes passos:

    1. Entrar na página de pagamento de estacionamento
    2. Escanear o código de barras do ticket do estacionamento
    3. Efetuar o pagamento
    Para auxiliar nesse aprimoramento de experiência, será criado um atributo de usuário chamado estadoPagamentoEstacionamento do tipo Identificador.

    Esse atributo poderá ter um dos seguintes valores:
    1. Nenhum valor: indica que o usuário não tentou efetuar o pagamento. Nesse caso, podemos mostrar um banner chamativo para induzir o usuário a entrar na página de pagamento.
    2. entrounopagamento: indica que o usuário entrou na página de pagamento mas não conseguiu prosseguir. Nesse caso, pode ser mostrado um banner chamativo com instruções sobre como escanear o código de barras, usando a câmera do celular.
    3. escaneouticket: indica que o usuário escaneou o ticket mas não efetuou o pagamento. Nesse caso, pode ser mostrado um banner chamativo com instruções sobre como efetuar o pagamento.
    Para publicar esses conteúdos específicos sobre cada situação para guiar o usuário pelo processo de pagamento, podem ser utilizadas segmentações de usuário. As seguintes segmentações poderiam ser criadas:
    1. Usuários que não tentaram efetuar o pagamento: essa segmentação poderia, por exemplo, ter a definição "usuários que não tenham valor no atributo estadoPagamentoEstacionamento.
    2. Usuários que não escanearam o código de barras: essa segmentação poderia, por exemplo, ter a definição "usuários que tenham o valor 'entrounopagamento' no atributo estadoPagamentoEstacionamento.
    3. Usuários que não efetuaram o pagamento: essa segmentação poderia, por exemplo, ter a definição "usuários que tenham o valor 'escaneouticket' no atributo estadoPagamentoEstacionamento.
    Assim, os conteúdos poderiam ser publicados para cada situação específica.

    Também serão criados os seguintes eventos:
    • entrounopagamento: esse evento será disparado sempre que o usuário entrar na página de pagamento de estacionamento.
    • escaneouticket: esse evento será disparado uma vez que o usuário consiga escanear o código de barras do ticket.
    • efetuoupagamento: esse evento será disparado uma vez que o usuário consiga efetuar o pagamento do estacionamento.
    Esses eventos serão emitidos utilizando, por exemplo, a API Javascript de monitoramento.

    Nessa situação, o publicador poderia criar um fluxo de automação de experiência para auxiliar esses usuários.

    O primeiro fluxo seria para adicionar o valor entrounopagamento no atributo estadoPagamentoEstacionamento do usuário, uma vez que um evento entrounopagamento seja detectado.

    Esse fluxo poderia ter a seguinte definição:
    1. Ação de entrada: Eventos do tipo entrounopagamento.
    2. Filtro por segmentação: Usuário não possui valor para o atributo estadoPagamentoEstacionamento (deixa passar no fluxo somente aqueles usuários que ainda não possuem valor para o atributo).
    3. Adicionar atributo de usuário: Atributo: estadoPagamentoEstacionamento valor entrounopagamento.
    4. Recalcular segmentações: Segmentações: "Usuários que não tentaram efetuar o pagamento" e "Usuários que não escanearam o código de barras".
    O segundo fluxo seria para trocar o valor do atributo estadoPagamentoEstacionamento de entrounopagamento para escaneouticket, quando o usuário consegue escanear o ticket.

    Esse fluxo poderia ter a seguinte definição:
    1. Ação de entrada: Eventos do tipo escaneouticket.
    2. Filtro por segmentação: Usuário possui o valor entrounopagamento no atributo estadoPagamentoEstacionamento.
    3. Adicionar atributo de usuário: Atributo: estadoPagamentoEstacionamento valor escaneouticket.
    4. Recalcular segmentações: Segmentações: "Usuários que não escanearam o código de barras" e "Usuários que não efetuaram o pagamento".
    E por fim, um terceiro fluxo seria responsável por remover o atributo estadoPagamentoEstacionamento, uma vez que o usuário consiga realizar o pagamento.

    Esse fluxo poderia ter a seguinte definição:
    1. Ação de entrada: Eventos do tipo efetuoupagamento.
    2. Filtro por segmentação: Usuário possui o valor escaneouticket no atributo estadoPagamentoEstacionamento.
    3. Remover atributo de usuário: Atributo: estadoPagamentoEstacionamento.
    4. Recalcular segmentações: Segmentações: "Usuários que não efetuaram o pagamento" e "Usuários que não tentaram efetuar o pagamento".
    Dessa forma, o website tentaria auxiliar, de forma automática, o usuário para que ele conseguisse pagar seu estacionamento com sucesso. Esses fluxos são compostos de uma ação de entrada (que é um filtro para avaliar se o fluxo deve ou não ser executado para um determinado evento), condições (como filtros por segmentação de usuários, por exemplo) e ações (como adicionar atributo a um usuário, por exemplo).



    Tipos de elementos do fluxo:

    Filtro por atributos do evento
    É um filtro utilizado para filtrar o evento pelos seus atributos. Caso o evento em questão não condiga com o filtro, o fluxo é encerrado.
    Filtro por segmentação de usuários
    É um filtro utilizado para filtrar os eventos realizados por usuários de uma determinada segmentação. Caso o evento não seja realizado por um usuário (eventos de sistema, por exemplo) ou se o usuário que realizou o evento não condiga com o filtro definido, o fluxo será encerrado. Nesse filtro é possível tanto criar uma nova segmentação quanto se escolher uma segmentação já existente.
    Definir valor de atributo de usuário
    Ação que define o valor de um atributo de usuário ao usuário que realizou o evento. Caso o evento não possua um usuário, um erro será gerado e o fluxo será encerrado. Caso o usuário já possua o atributo, ele será substituído pelo valor definido.
    Remover atributo de usuário
    Ação que remove um atributo de usuário ao usuário que realizou o evento. Caso o evento não possua um usuário, um erro será gerado e o fluxo será encerrado.
    Recalcular segmentações de usuário
    Ação que recalcula segmentações selecionadas do usuário que realizou o evento instantaneamente, ou seja, remove o usuário da segmentação se o filtro dela não mais aceita esse usuário ou adiciona esse usuário na segmentação caso o filtro dessa segmentação aceite esse usuário.
    Executar uma ação customizada
    Ação que executa um código customizado. O código deve ter sido previamente desenvolvido pelos desenvolvedores da solução. Essa ação possui uma única configuração que é o nome de uma classe Java que deverá ser executada. Essa classe Java implementar a interface ICustomAction. Para informações técnicas sobre como implementar uma classe customizada, veja o JavaDoc da interface citada.
    Espera no fluxo de automação
    Ação que suspende o fluxo de automação por um tempo definido pelo usuário. Quando o tempo terminar, o fluxo de automação voltará a executar no próximo passo. Pode-se escolher quantos minutos, horas e dias esperar.
    Espera por evento
    Ação que suspende o fluxo de automação temporariamente até que um determinado evento seja executado. Pode-se especificar filtros adicionais para o evento. Por exemplo, o evento também deve ter sido realizado em uma página específica.
    Será necessário definir um período de expiração para a espera do evento. Caso esse período se exceda, o fluxo seguirá no ramo de expiração.
    Adicionar usuário na jornada
    Ação que adiciona o usuário que executou o evento a um estágio de jornada. Tanto a jornada quanto o estágio devem ser cadastrados previamente no modo de Jornadas. O estágio obrigatoriamente deve ser do tipo início de jornada.
    Caso o usuário já esteja previamente na jornada em qualquer estágio quando o evento for executado, a ação do nó não será executada e o fluxo será encerrado.
    Mover usuário na jornada
    Move o usuário que executou o evento para outro estágio de jornada. Tanto a jornada quanto o estágio devem ser cadastrados previamente no modo de Jornadas. Caso o estágio seja do tipo fim de jornada, automáticamente, o usuário será removido da jornada.
    Caso o usuário já esteja previamente no estágio destino da jornada quando o evento for executado, a ação do nó não será executada e o fluxo será encerrado. O mesmo acontece se o usuário ainda não estiver em nenhum estágio da jornada.
    Remover usuário da jornada
    Remove o usuário que executou o evento da jornada. A jornada deve ser cadastrados previamente no modo de Jornadas.
    Caso o usuário não esteja previamente na jornada quando o evento for executado, a ação do nó não será executada e o fluxo contínua a sua execução.

    Permissionamento

    • Gerenciar Automações de Experiências: Permite acessar o modo de Automação de experiências para gerenciar as automações existentes.