Construindo o aplicativo
Pré-requisitos
Antes de construir o aplicativo, são necessários os seguintes requisitos:
- Ter o Node.js instalado
-
Instalar o Apache Cordova™:
No Linux ou MacOSX:
sudo npm install -g cordova
npm install -g cordova
- Instalar os requisitos para construção.
Construindo o aplicativo
O primeiro passo para a construção do aplicativo é baixar o código-fonte base a partir do Lumis Portal, pelo serviço
Gerenciador de aplicativos mobile. Após isso, deve-se extrair
o código base em uma pasta, digamos em ~/tmp/app
.
Depois, é necessário baixar do repositório as dependências NPM.
Para isso, basta abrir um prompt de comando na pasta
<pasta do app>/www
(no exemplo, ~/tmp/app/www
) e executar o seguinte comando:
npm install
.
Após isso, deve-se preparar o aplicativo. Para isso, basta abrir um prompt de comando na pasta <pasta do app>
e executar o seguinte comando:
cordova prepare
.
Para construir o aplicativo, basta executar, na pasta do aplicativo, o seguinte comando:
cordova build <target>
,
onde <target>
é o alvo da construção (android
ou ios
).
Para construir no iOS, são necessários alguns passos adicionais. Ao executar o comando cordova build ios
,
será criado um projeto do Xcode. Esse projeto fica em platforms/ios
e é um arquivo com extensão .xcodeproj
.
Deve-se abrir esse arquivo no Xcode, como na figura a seguir:
Uma vez que o projeto esteja aberto, algumas configurações devem ser feitas. A primeira é selecionar o certificado adequado para assinar o app. Para isso, clique no projeto, depois na aba General e depois selecione a combo box Team. Em seguida selecione o certificado adequado.
Após isso, deve-se selecionar as funcionalidades para que o app possa receber notificações push. Para isso, clique no projeto e em seguida na aba Capabilities. O Xcode mostrará, então, a lista de funcionalidades do app. Devem ser selecionadas as opções Push Notifications e Background Modes. Em Background Modes, deve ser selecionada a opção Remote Notifications.
Após isso, o app estará pronto para ser construído pelo Xcode.
Testando o aplicativo
Para testar o aplicativo, basta executar, na pasta do aplicativo, o seguinte comando: cordova run <target>
,
onde <target>
é o alvo da construção (android
ou ios
). Opcionalmente, pode-se
adicionar um parâmetro --device
para indicar que a execução utilizará um dispositivo conectado.
No caso do iOS, pode ser necessário disparar a execução através do Xcode.