Elasticsearch
Instalando o Elasticsearch
O Elasticsearch está disponivel para download no site https://www.elastic.co/downloads/elasticsearch. Deve ser utilizada a versão de Elasticsearch suportada pelo Lumis Portal de acordo com os requisitos de sistema. Para informações sobre instalação e configuração, veja o manual do Elasticsearch.
É importante observar que o Elasticsearch cria um cluster com outras instâncias que tenham o mesmo valor na configuração clusterName. É recomendado sempre alterar o valor do clusterName ao invés de deixar o valor padrão para evitar que outro Elasticsearch executado na mesma rede possa formar um cluster indesejado.
O Elasticsearch por padrão disponibiliza acesso pelas portas 9200 e 9300 e não há controle de acesso. Recomenda-se permitir os acessos às portas expostas pelo Elasticsearch apenas ao Lumis Portal.
O JVM utilizado para executar o Elasticsearch deve ser exatamente a mesma versão (incluindo número de update) da que está sendo utilizada para executar o Lumis Portal.
O Elasticsearch deve ser configurado para não criar os índices manipulados pelo portal automaticamente. Para
isto, pode por exemplo incluir no arquivo de configuração elasticsearch.yml a configuração
action.auto_create_index: "-*"
.
Instalando o ICU Analysis Plugin
O Lumis Portal requer que o Elasticsearch tenha o plugin ICU Analysis instalado em todos os nós de Elasticsearch que serão utilizados.
Para instalar este plugin, em cada nó do Elasticsearch, execute o comando elasticsearch-plugin install analysis-icu
na pasta bin da instalação do Elasticsearch. Instruções mais detalhadas sobre a instalação deste plugin estão disponíveis no manual do mesmo.
Configurações
Para configurar qual repositório de Big Data o Lumis Portal utiliza, acesse Configurações > Configurações do Portal > Configurações do Ambiente.