Fluxo de Atividades
O Lumis Portal possui um framework de Fluxo de Atividades que permite gerar atividades e notificar usuários do portal sobre elas.
Uma atividade é composta por ator, ação, escopo, objeto e objeto alvo.
- Ator é o usuário que gerou a ação. Exemplo: Usuário Caio criou um conteúdo; Caio é o ator dessa atividade;
- Ação é a ação que o ator efetua sobre o objeto. Exemplo: Caio criou um conteúdo; Criou é a ação dessa atividade;
- Escopo é uma string livre que tem como objetivo identificar o escopo da atividade. Exemplo: Caio alterou o estado do workflow de um conteúdo; Nesse caso o escopo aplicado por padrão pelo portal é um escopo de administração (lum_objectAdmin).
- Objeto é o objeto ao qual a atividade é relacionada. Exemplo: Caio criou uma notícia "Lumis Portal na AWS"; Nesse caso a notícia referida é o objeto.
- Objeto alvo é o objeto destino da atividade. Exemplo: Caio adicionou um comentário em um conteúdo; Nesse caso, o conteúdo é o objeto alvo e o comentário é o objeto da atividade.
É possível cadastrar novas ações e tipo de objetos.
É possível usar o Activity Stream Manager para facilitar o acesso às atividades. Um documento do Big Data é gerado automaticamente para cada atividade, permitindo consultá-los pelo framework de Big Data.
Para processar as novas atividades é utilizado um Processador de Atividade, que pode ser definido no canal ou na instancia de servico.
O Lumis Portal inclui um processador padrão que conta com um notificador capaz de enviar e-mails aos usuários, priorizadores para conteúdos (escopo para o usuário final e administrativo) e um priorizador para comentários (escopo para usuário final).
O serviço de Fluxo de Atividades permite a visualização de atividades pelo usuario final.
Maiores informações de customização e desenvolvimento estão disponiveis no javadoc.