Você vai ler sobre:
- Qual a importância das Landing Pages na estratégia de marketing?
- Quais são os elementos de uma Landing Page e os principais tipos usados?
- Como criar uma Landing Page usando o LumisXP?
As Landing Pages (LP), também conhecidas como “páginas de aterrissagem”, são um elemento fundamental nas estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital. Sua finalidade é impulsionar as conversões de leads ou fazê-los avançar no funil de vendas.
De modo geral, elas funcionam com a seguinte lógica:
- os visitantes são atraídos para as páginas da empresa pelos conteúdos publicados nelas;
- aos visitantes que seguem um determinado comportamento e tornam-se leads, são apresentadas páginas específicas, criadas para otimizar a conversão, normalmente oferecendo materiais ricos ou ofertas especiais;
- os visitantes preenchem um formulário para acessar o conteúdo ou ofertas, ou realizam alguma outra ação indicada (Call to Action ou CTA).
Com isso, as empresas conseguem fazer com que mais visitantes avancem no funil de vendas, resultando em mais leads, mais conversões e mais vendas.
Neste conteúdo, explicamos a importância das Landing Pages nas estratégias de marketing. Apresentamos ainda os seus elementos fundamentais e as métricas para acompanhar o seu desempenho!
Então, aproveite! Continue a leitura e descubra como aproveitar as Landing Pages para aprimorar a sua estratégia de marketing!
Ao final, levamos até você o processo de criação de uma Landing Page com o LumisXP. Confira!
Qual a importância das Landing Pages na estratégia de marketing?
Embora a função mais importante desempenhada pelas Landing Pages seja a geração e conversão de leads, não é apenas essa a razão pela qual elas são importantes em qualquer estratégia de marketing.
Além disso, elas podem gerar uma série de benefícios que explicamos nos tópicos a seguir!
Conseguir o Lead Scoring
Lead Scoring é um termo criado para designar a priorização de leads conforme a sua maturidade e sua possibilidade de avançar para uma conversão.
Isto é, trata-se de uma forma filtrar dados das Landing Pages de organizar os leads, separando os que estão mais preparados para avançar no funil de vendas e os que ainda precisam de amadurecimento para chegar à conversão.
Assim, as equipes dedicadas ao marketing e às vendas dispõem de mais informações e dados para suprir as necessidades e dúvidas dos visitantes, ajudando-os a avançar pelo funil de vendas mais rapidamente.
Fazer segmentação
A partir dos dados de conversão obtidos com uma determinada Landing Page, a empresa conseguirá entender melhor, a partir dos perfis convertidos por conteúdos oferecidos, quais são os materiais, conteúdos e ofertas que obtêm melhores resultados com cada perfil de cliente e em cada estágio do funil de vendas.
Com isso, a empresa pode aprimorar suas estratégias, segmentar e nutrir os leads de forma mais assertiva, focando na conversão etc.
Reduzir o custo de aquisição de clientes
Devido ao seu propósito sucinto e objetivo de impulsionar as conversões e promover o avanço dos visitantes no funil de vendas, um dos benefícios inerentes ao uso adequado de Landing Pages é a redução do custo de aquisição de clientes (CAC).
Isso se deve tanto à arquitetura das LP’s, voltadas para a conversão, quanto às informações que podem ser filtradas e que ajudam a otimizar as estratégias de conversão, reduzindo o CAC.
Aumentar a taxa de conversão
Por fim, uma Landing Page elimina distrações comuns que, por vezes, tornam-se obstáculos na jornada do cliente.
Ao oferecer de forma clara e objetiva conteúdos pensados especificamente nas necessidades particulares dos visitantes, as chances de fazer com que o cliente avançe no funil de vendas e realize uma conversão aumenta muito.
Portanto, com algum planejamento e prática, as Landing Pages afetarão diretamente a taxa de conversão de visitantes em clientes.
Quais são os elementos de uma Landing Page e os principais tipos usados?
Para otimizar a conversão, as Landing Pages fazem uso de alguns elementos considerados essenciais para promover a clareza, objetividade e prestar informações sobre os conteúdos, materiais e ofertas.
Esses elementos são organizados de forma a auxiliar a Landing Page a cumprir o seu propósito, conforme com o tipo e objetivo da página.
Elementos de uma Landing Page
Os elementos essenciais em uma Landing Page são:
- Título e subtítulo ― São simples e diretos, oferecendo de forma direta informações sobre a proposta da página. O título deve ser destacado em tamanho e cor, enquanto o subtítulo deve fornecer alguns detalhes sobre a oferta em questão;
- Cores e imagens ― A paleta de cores e imagens escolhidas devem dialogar com a identidade da empresa e com os conteúdos ou ofertas. Se, por exemplo, a página oferece o download gratuito de um e-book, a imagem principal poderá ser a capa deste material;
- Descrição ― Embora os textos não sejam o foco de uma Landing Page, é recomendado que elas tragam uma pequena descrição que ajude na compreensão do que está sendo oferecido;
- White space ― O white space, ou espaço em branco, é uma técnica de design cuja finalidade é facilitar a leitura e fazer com que o visitante permaneça mais tempo na página. Ele é o espaço de respiro entre imagens, textos e composições, necessário para harmonizar o conteúdo aos olhos do visitante;
- Prova social ― Ao fim das Landing Pages, é comum que sejam expostos relatos e depoimentos de pessoas que já testaram e aprovaram o que aquela página oferece, seja isso um produto, um serviço, o download de algum material etc. O seu objetivo é atestar a qualidade e gerar credibilidade;
- Formulário ou CTA ― Em geral, as Landing Pages solicitam o preenchimento de um formulário para que os visitantes tenham acesso ao material, conteúdo, oferta ou produto oferecido. Os formulários são extremamente importantes para coletar informações dos leads e incluí-los em estratégias futuras. Essa solicitação (de preenchimento do formulário, ou de realização de alguma outra ação) é chamada Call to Action (chamada para ação, ou CTA).
Tipos de Landing Pages
Já os tipos de Landing Pages mais comuns podem ser sintetizados em:
- LP de captura de leads ― Esse tipo de Landing Page tem como objetivo conseguir dados de contato e informações de um lead. Assim, por meio da oferta de algum conteúdo, material rico ou promoção de interesse do visitante, a empresa consegue dados como e-mail, telefone, idade, profissão etc.;
- Squeeze Landing Pages ― As Squeeze Landing Pages, ou “páginas de pressão” visam obter uma ação bastante específica dos visitantes, mediante uma oferta considerada “imperdível”. Assim, esse tipo de Landing Page pode ser usado para fins mais diversos, como fazer o usuário navegar por uma página, seguir um determinado perfil em redes sociais, fornecer informações mais detalhadas etc.;
- LP de eventos ― O uso de Landing Pages de eventos se tornou comum para ajudar os gestores e produtores a veicular informações e organizar de forma mais fácil os dados dos participantes. Logo, nesse tipo de página, são normalmente incluídas informações como atrações do evento, horários, programação, custos, emissão de certificados etc.;
- LP de vendas e ofertas ― Focadas na conversão em vendas, as Landing Pages de vendas e ofertas são, normalmente, criadas para serem direcionadas a um segmento altamente maduro dos leads de uma empresa. Nelas, devem-se incluir todas as informações fundamentais sobre o produto ou serviço oferecido, dando destaque às condições que tornam aquela oferta uma boa oportunidade de negócio para os visitantes.
Como criar uma Landing Page usando o LumisXP?
O LumisXP está entre as poucas plataformas de gestão de experiências digitais (DXPs) capazes de criar todos os tipos de Landing Pages com os recursos necessários para cada necessidade da sua empresa.
Para tornar esse processo de criação das Landing Pages no LumisXP o mais claro, fácil e objetivo possível, nossa equipe preparou um curso rápido, dividido em 12 módulos.
Cada um dos módulos consiste em um vídeo curto, de apenas alguns minutos, mostrando o passo a passo para criar uma Landing Page com as características que você precisa.
O curso é ministrado pelo especialista Rodrigo Santana, que teve todo o cuidado em mostrar cada passo desse processo, desde a instalação do LumisXP até a criação das Landing Pages.
Então, nesse curso, você vai aprender:
- como instalar a última versão LumisXP e criar um novo projeto;
- como trabalhar com conteúdos estruturados;
- como criar templates HTML para serem utilizados em novas Landing Pages e muito mais!
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