Você vai ler sobre:

  1. O que é experiência do usuário (UX)?
  2. Como obter informações sobre a experiência do usuário?

A experiência do usuário é um conjunto de atributos que determinam a satisfação do usuário perante sua navegação, mas isso é importante? Com a aceleração digital, a presença online é hoje tão importante quanto um atendimento presencial e nesse artigo falaremos como podemos otimizar essa jornada para o usuário.

Com as mudanças de hábitos e até mesmo após a pandemia, a aceleração por compras e a navegação digital se tornou mais assídua do que antes.

As marcas que não se preocuparem em oferecer boas experiências de navegação em seus sites e blogs vão perder espaço na busca pela atenção dos clientes.

Por isso, vamos citar alguns exemplos de recursos que vão atrair seus clientes e fidelizar os atuais.

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O que é experiência do usuário (UX)?

“Experiência do usuário”, “User experiencie” ou “Usabilidade”, referem-se à facilidade que uma pessoa tem ao usar uma ferramenta ou objeto para realizar uma determinada tarefa.

É isso que a experiência do usuário busca: ajudar o usuário a atingir um objetivo específico dentro da sua jornada. Alguns exemplos disso: em uma loja online o objetivo é a conversão do usuário, ou seja, a compra de algum objeto, já num blog é o tempo que usuário se dedica lendo os artigos e assim por diante, cada negócio tem seu objetivo e a experiência do usuário busca encontrar uma boa experiência digital enquanto esses navegantes acessarem os sites.

A experiência do usuário (UX) se baseia em três pilares:

Mediante a esses três pilares, traçamos a experiência do usuário. Ela não será desenhada uma única vez, porém aprimorada conforme as experiências durante a navegação.

Antes de desenhar a experiência do usuário, precisamos entender o motivo que o fez acessar o site, o que ele precisa? Quais são suas necessidades? Como podemos ajudá-lo.

A partir desses questionamentos podemos dividir em quatro etapas: Pesquisa, Exploração, Criação e Análise.

Como obter informações sobre a experiência do usuário?

O LumisCX Manager possui alguns recursos que identificam os pontos de contato do usuário com o site e reproduz essas informações de forma clara através de relatórios. Separamos alguns exemplos práticos disso:

 

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Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/