Open the menu

Montagem

O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os administradores do serviço e para o usuário final que irá consultar os relatórios, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de Relatórios, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do relatório e uma área de visualização/consulta dos relatórios.

  • Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção dos relatórios pelo administrador do serviço que possui a permissão "Administrar";
  • Relatórios: Esta interface lista os relatórios cadastrados, e permite a visualização de consultas parametrizadas. Além disso, permite que seja gerado output para outros aplicativos.

Para disponibilizar o serviço de Relatóriospara o usuário final, basta instanciar as interfaces Administraçãoe Relatórios em páginas diferentes do canal.

O ambiente administrativo de relatórios requer apenas uma página em um canal restrito do portal, onde apenas administradores do serviço terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Relatórios”.

relatorios001

Atribuição de Permissões

Para que o administrador do serviço possa acessar o ambiente administrativo de relatórios, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Administrar”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço:

relatorios002