Administração do Serviço

Top  Previous  Next

O serviço Sala de Chat não possui um “editor de conteúdo” e sim um “administrador do serviço” que ficará responsável por manter administração das salas de chat. Todas as salas cadastradas ficam disponíveis no ambiente administrativo para possíveis manutenções no seu cadastro.

salaChat025

Pode ser criado um número ilimitado de salas de chats. Para criar uma sala, o administrador do serviço deve acionar “Adicionar” no ambiente administrativo e preencher as seguintes informações:

salaChat027

Título: Nome da sala que será exibida na lista de salas;
Introdução: Breve descrição do assunto que pode ser tratado na sala;
Limite de usuários: Permite definir o limite de usuários participantes da sala. Por default, o limite é de 100 participantes. Uma sala pode ser ilimitada na questão de número de usuários participantes, basta NÃO preencher este campo com um número inteiro maior que zero. Em uma sala moderada, o moderador não é contabilizado na quantidade de usuários;
Horário de início: Este horário determina a data e hora que a sala será aberta. Caso esse horário não seja alterado, será assumida a hora corrente já informada neste campo;
Horário de fim: Não é obrigatório o preenchimento desse campo, portanto uma sala pode ficar disponível indefinidamente. Caso seja determinada o horário de fim, a sala ficará indisponível na lista de salas após determinado horário;
Moderada: Permite determinar se as mensagens postadas na sala terão suas visualizações controladas por um moderador. Para isso, deve-se selecionar este campo. Quando a sala é moderada, todas as mensagens enviadas são primeiramente recebidas na sessão do moderador e ele as autorizará ou não para visualização da mensagem (por todos os usuários ou usuários da conversa reservada);
Moderador: Caso a sala seja moderada, neste é campo é possível escolher o moderador. Uma sala pode ter somente um único moderador;

O serviço permite que editor de conteúdo estabeleça quando uma sala será publicada no portal e quando deixará de estar publicada no mesmo. Este período de publicação, no entanto, NÃO determina se a sala será aberta ou fechada. Pode determinar se a sala está no estado “Aguardando”, ou seja, o período de publicação está em vigência, porém o horário de início da sala não foi atingido. O exemplo da lista de chat disponível para o usuário final,  exibe a "Sala 3" que está no estado "aguardando"; e a "Sala 1" que incialmente estava aberta.

Os valores informados para os campos “Horário de início” e “Horário de fim” definem os estados da sala: “Aberta”, “Fechada” e “Aguardando”:

Aberta: horário atual é maior ou igual ao horário de início;
Fechada: horário atual é maior ou igual ao horário de fim;
Aguardando: horário atual é menor que o horário de início.

salaChat029

O serviço de Sala de Chat permite também publicar o conteúdo para determinados grupos e para outras instâncias do mesmo serviço (vantagem de cadastrar a sala somente uma vez e fazê-la com que esteja disponível em outras instâncias do mesmo serviço).
 

Observação

 

Para informações sobre como publicar para grupos e outras instâncias do mesmo serviço, consultar a seção Funcionalidades Gerais dos Serviços de Gestão de Conteúdo.


Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.