O serviço Sala de Chat não possui um “editor de conteúdo” e sim um “administrador do serviço” que ficará responsável por manter administração das salas de chat. Todas as salas cadastradas ficam disponíveis no ambiente administrativo para possíveis manutenções no seu cadastro.
![salaChat025](salachat025.jpg)
Pode ser criado um número ilimitado de salas de chats. Para criar uma sala, o administrador do serviço deve acionar “Adicionar” no ambiente administrativo e preencher as seguintes informações:
• | Título: Nome da sala que será exibida na lista de salas; |
• | Introdução: Breve descrição do assunto que pode ser tratado na sala; |
• | Limite de usuários: Permite definir o limite de usuários participantes da sala. Por default, o limite é de 100 participantes. Uma sala pode ser ilimitada na questão de número de usuários participantes, basta NÃO preencher este campo com um número inteiro maior que zero. Em uma sala moderada, o moderador não é contabilizado na quantidade de usuários; |
• | Horário de início: Este horário determina a data e hora que a sala será aberta. Caso esse horário não seja alterado, será assumida a hora corrente já informada neste campo; |
• | Horário de fim: Não é obrigatório o preenchimento desse campo, portanto uma sala pode ficar disponível indefinidamente. Caso seja determinada o horário de fim, a sala ficará indisponível na lista de salas após determinado horário; |
• | Moderada: Permite determinar se as mensagens postadas na sala terão suas visualizações controladas por um moderador. Para isso, deve-se selecionar este campo. Quando a sala é moderada, todas as mensagens enviadas são primeiramente recebidas na sessão do moderador e ele as autorizará ou não para visualização da mensagem (por todos os usuários ou usuários da conversa reservada); |
• | Moderador: Caso a sala seja moderada, neste é campo é possível escolher o moderador. Uma sala pode ter somente um único moderador; |
O serviço permite que editor de conteúdo estabeleça quando uma sala será publicada no portal e quando deixará de estar publicada no mesmo. Este período de publicação, no entanto, NÃO determina se a sala será aberta ou fechada. Pode determinar se a sala está no estado “Aguardando”, ou seja, o período de publicação está em vigência, porém o horário de início da sala não foi atingido. O exemplo da lista de chat disponível para o usuário final, exibe a "Sala 3" que está no estado "aguardando"; e a "Sala 1" que incialmente estava aberta.
Os valores informados para os campos “Horário de início” e “Horário de fim” definem os estados da sala: “Aberta”, “Fechada” e “Aguardando”:
• | Aberta: horário atual é maior ou igual ao horário de início; |
• | Fechada: horário atual é maior ou igual ao horário de fim; |
• | Aguardando: horário atual é menor que o horário de início. |
![salaChat029](salachat029.jpg)
O serviço de Sala de Chat permite também publicar o conteúdo para determinados grupos e para outras instâncias do mesmo serviço (vantagem de cadastrar a sala somente uma vez e fazê-la com que esteja disponível em outras instâncias do mesmo serviço).
|