Arquivo de Definição do Serviço

Top  Previous  Next

Serviços necessitam de um arquivo de definição XML (servicedefinition.xml) que deve conter informações do tipo de serviço, identificador, nome, descrição, imagem de identificação, interfaces e os objetos que implementam seus métodos. Através deste mesmo arquivo, o serviço será registrado no portal.

Existem duas seções do servicedefinition.xml:

Service: onde são especificadas todas as informações serviço incluindo identificador, nome e classe que implementa o tipo de serviço (ou utilizar o tipo padrão lum_service).

Interfaces: onde são especificadas todas as informações necessárias para renderização da interface incluindo identificador, nome e classe que a implementa (ou utilizar o tipo lum_serviceInterface).

Abaixo, exemplo de um servicedefinition.xml  mínimo necessário para definir um serviço:

<?xml version="1.0" encoding= "UTF-8"?>

<serviceDefinition xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:noNamespaceSchemaLocation="www.lumis.com.br/lumisportal/xsd/servicedefinition.xsd">

 <service id="identificador do serviço" name= "Nomedo Serviço" type= "lum_service">

       <description>Descrição do Serviço.</description>

   <image>pasta1/pasta2/pasta3/icone_do_servico.gif</image>

 </service>

 <interfaces>             

  <interface id="identificador da interface" name= "Nome da Interface" className=   "nome da    classe    que implementa a interface"/>

 </interfaces>

</serviceDefinition>

No exemplo acima, há somente uma interface que dá funcionalidade ao serviço.

O formato XML para definição de serviços é dividido em algumas partes.

O elemento XML que engloba todos os outros é <serviceDefinition>. Dentro dele deve haver o elemento <service> com as informações gerais sobre o serviço:

  Atributo id: Identificador do serviço. Este identificador deve ser único. Não podem existir dois serviços com o mesmo id.

Atributo name: Nome do serviço. Será utilizado para identificar o serviço no catálogo de serviços do Portal (Gerenciador de Serviços);

  Atributo type: Deve-se atribuir o tipo de serviço. O tipo de serviço padrão é lum_service que já possui implementação da classe necessária. Caso contrário, deve-se informar a classe que implementa o tipo de serviço;

  Elemento description: Breve descrição do objetivo do serviço;

  Elemento image: Caminho onde se encontra o ícone do serviço. Deve ser relativo ao diretório www da instalação do portal.

Após o elemento service, o XML deve conter o elemento <interfaces> e para cada interface do serviço um elemento <interface>. Este pode conter os seguintes atributos:

Atributo id:Identificador único da interface;

Atributo name: Nome da interface exibido no cabeçalho da mesma e no navegador durante a edição de uma página;

Atributo className: Nome da classe Java que implementa a interface. Para serviços do portal (do tipo padrão lum_service) existe o tipo de interface padrão lum_serviceInterface, porém este tipo renderiza uma interface em branco, havendo necessidade portanto, de implementar uma classe ao invés de utilizar este tipo em um atributo type.
 

Observação

 

Qualquer arquivo XML que utiliza caracteres estendidos (fora do padrão ASCII) precisa estar codificado igual ao encoding especificado no XML. Por padrão é recomendado utilizar UTF-8.


Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.