Este tópico descreve como o Lumis Portal deve ser instalado no servidor JBoss Application Server 5.1.
Configuração do JAAS O Lumis Portal utiliza o JAAS – Java Authentication and Authorization Service para fazer autenticação. Para que o portal funcione corretamente no JBoss é preciso inserir o seguinte código no arquivo login-config.xml que fica na pasta %JBOSS_HOME%/server/default/conf (Neste documento é assumido que o servidor configurado é o "default"):
Configuração do Servidor de Aplicação Inicialmente, deve-se editar o arquivo server.xml, localizado na pasta "%JBOSS_HOME%/server/default/deploy/jbossweb.sar”, incluindo ou alterando as seguintes configurações na tag Connector: a) emptySessionPath=”true” (Este parâmetro habilita o compartilhamento dos cookies entre os contextos); b) URIEncoding="UTF-8" (Este parâmetro é necessário devido a incapacidade do Tomcat reconhecer o enconding do browser que pode influenciar na visualização de serviços do Lumis Portal); c) maxPostSize: Por default, o Tomcat aceita apenas 2MB de POST em formulários. Para aumentar esse limite deve-se incluir este atributo.
Bibliotecas Compartilhadas É preciso instalar algumas bibliotecas (arquivos . JAR) na área de bibliotecas compartilhadas no servidor de aplicação.
No JBoss 5.1 GA, basta copiar os arquivos JAR que estão na pasta %LUMIS_HOME%/lib/shared, para a pasta %JBOSS_HOME%/server/default/lib.
Endorsed É preciso instalar algumas bibliotecas (arquivos . JAR) na área endorsed do servidor de aplicação.
No JBoss 5.1 GA, basta disponibilizar os arquivos JAR listados abaixo na pasta %JBOSS_HOME%/lib/endorsed:
Deployment
O Lumis Portal deve ser instalado da seguinte forma:
Onde “myapp” é o nome do contexto onde irá rodar o portal. Ex.: portal:loader = portal.war;
Configuração do Transformador de XSL
Para realizar a transformação do XML utilizando XSL, o Lumis Portal utiliza um TransformerFactory.
Essa classe utiliza a propriedade de sistema javax.xml.transform.TransformerFactory para configurar qual transformador deverá ser utilizado. O Lumis Portal utiliza a classe org.apache.xalan.xsltc.trax.SmartTransformerFactoryImpl como fábrica para realizar as transformações.
A configuração da propriedade de sistema varia de acordo com o ambiente e a forma em que o servidor de aplicação está configurado.
Adicionar a propriedade -Djavax.xml.transform.TransformerFactory=org.apache.xalan.xsltc.trax.SmartTransformerFactoryImpl na variável de ambiente JAVA_OPTS. Configuração do DataSource
É necessário criar o arquivo do Datasource /deploy/[NOME-JNDI-DO-DATASOURCE]-ds.xml onde NOME-JNDI-DO-DATASOURCE pode ser qualquer nome válido JNDI, de fácil identificação pelo administrador. Ex: portal.
Conteúdo do arquivo do Datasource:
Onde: [NOME-DO-SECURITY-DOMAIN] pode ser qualquer nome válido para JNDI, referenciado no arquivo login-config.xml, ex: portalPassword Para encriptar login e senha, é necessário deixar comentados o username e password no arquivo do datasource e retirar o comentário da tag <security-domain>. Para gerar a senha encriptada, usar a seguinte linha de comando no diretório %JBOSS_HOME%: java -cp lib/jboss-common.jar:lib/jboss-jmx.jar:server/default/lib/jbosssx.jar:server/default/lib/jboss-jca.jar org.jboss.resource.security.SecureIdentityLoginModule [SENHA] O valor gerado deve ser incluído no arquivo <server>/conf/login-config.xml. A seguir, o conteúdo desse arquivo: <application-policy name = "[NOME-DO-SECURITY-DOMAIN]"> <authentication> <login-module code="org.jboss.resource.security.SecureIdentityLoginModule" flag="required"> <module-option name="principal">[login]</module-option> <module-option name="username">[login]</module-option> <module-option name="password">[SENHA-GERADA]</module-option> <module-optionname="managedConnectionFactoryName">jboss.jca:name=[NOME-DO-DATA-SOURCE],service=LocalTxCM</module-option> </login-module> </authentication> </application-policy>
|
Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.