Importação de Sistema de Arquivos

Top  Previous  Next

Esta opção permite que estruturas de canais (com páginas; instâncias de serviços; grupos locais; e controle de acesso) sejam importados de um sistema de arquivos do servidor de aplicação.

 

Observações

 

1.A exportação/importação deve ser realizada entre ambientes com a mesma versão;
2.Esta operação utiliza o identificador amigável de canais, páginas e instâncias de serviço para identificá-los no sistema de arquivos. O canal que sofreu right-click para ser importado e seus ancestrais precisam estar com os mesmos identificadores amigáveis que os respectivos elementos no sistema de arquivos. Caso contrário a importação não poderá ser efetuada;
3.Para mais observações, veja Observações Gerais.

 

 

Por padrão, a importação de sistema de arquivos lê arquivos armazenados em lumisdata/structure/default. Este caminho pode ser alterado com a propriedade de sistema lumis.portal.structure.sync.default.path. Esta propriedade também impacta a escrita dos arquivos na Exportação em sistema de arquivos.

 

A importação tenta igualar a estrutura destino de acordo com o que foi gerado pela exportação em sistema de arquivos, adicionando, atualizando e removendo elementos no processo. A importação sempre mantém os identificadores conhecidos. Nem todos os elementos têm seus identificadores exportados. Identificadores de elementos importantes (canais, páginas, instâncias de serviço, instâncias de interface, grupos, estilos) são exportados. Outros identificadores não são exportados e são gerados novos identificadores durante a importação.

 

O preenchimento de quais os membros dos grupos locais sendo importados é tratado de forma diferenciada, conforme as regras abaixo:

Se o grupo local está sendo adicionado pela importação:
oOs membros originais que sejam grupos locais serão incluídos como membros do grupo local sendo adicionado. Se o grupo correspondente a tal membro não existir no destino, ocorrerá erro na importação.
oOs membros originais que sejam grupos globais serão incluídos como membros do grupo local sendo adicionado, caso o membro exista no destino. Se o grupo correspondente a tal membro não existir no destino, ele será ignorado e a importação continuará normalmente.
Se o grupo local está sendo atualizado pela importação:
oMembros que sejam grupos locais serão igualados com a origem. Ou seja, membros que sejam grupos locais não presentes como membro na origem deixarão de ser membros, e membros que sejam grupos locais na origem que não são membros no destino passarão a ser membros (se o grupo local correspondente ao membro não exisitir, ocorrerá erro na importação).
oMembros que não sejam grupos locais não serão afetados. Ou seja, não será removido nenhum membro que seja grupo global, usuário local ou usuário global; e também não será adicionado nenhum membro que seja grupo global usuário local ou usuário global.

 

Este processo de importação não gera todos os eventos que uma operação normal de alteração de estrutura geraria. Caso a solução possua alguma customização que dependa de tais eventos, pode ser necessário avaliar se há necessidade de ajustes manuais após a importação.

Em continuação ao cenário anterior (na seção Exportação em sistema de arquivos), deseja-se importar  a estrutura “Agenda de Eventos”, abaixo do canal "Portal". Para isso, com right-click no canal destino (“Portal”), seleciona-se a opção Importar. Em seguida, será apresentada uma tela de seleção da origem da importação. Nela, selecione a opção "Importar estrutura" e clique em "OK".

portalStudio282

 

Após essa etapa, será apresentada uma nova tela de seleção de elementos a serem importados, como a seguir:

portalStudio283

 

Nessa tela, na árvore de elementos, os seguintes ícones podem aparecer:

 

Ícone

Descrição

portalStudio290

Canal

portalStudio291

Propriedades do canal

portalStudio292

Instância de serviço

portalStudio293

Página

 

Observações

 

1.Nessa árvore os elementos são representados pelos seus identificadores amigáveis.
2.Um canal pode ser importado sem suas propriedades. Por exemplo, é possível importar uma página de um canal sem importar as propriedades desse canal.
3.Todos os elementos filhos de um canal sendo importado que não existam na estrutura no sistema de arquivos sendo importada serão removidos.
4.Elementos globais (estilos públicos e compartilhados, tipos de transformações) sempre serão sincronizados (removendo os não mais existentes e adicionando ou atualizando os demais), não havendo opção para não importá-los.

 

Além de permitir selecionar quais elementos serão importados, essa tela permite ainda que se crie um ponto de restauração antes de executar a importação. Saiba mais sobre ponto de restauração em Exportação em Ponto de Restauração.

 

Após selecionados os elementos que serão importados e clicado em "OK", será apresentada uma tela de progresso da operação:

portalStudio288

 

Após o término, será apresentada uma tela de confirmação:

portalStudio289

 


Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.