Framework de Busca |
Top Previous Next |
O Lumis Portal possui um framework de busca que utiliza conectores para realizar a indexação e busca de conteúdos. Nativamente é utilizado o Lucene como mecanisco de busca. Outros conectores, por sua vez, podem ser implementados e integrados ao Lumis Portal.
Características
O framework de busca mantém uma lista de indexers e searchers agrupados por engine de busca. Os Indexers são responsáveis para indexar conteúdos. Por sua vez, os Searchers são responsáveis pela busca nos conteúdos previamente indexados.
Existe uma API disponível em Java para acessar um indexer ou searcher e consequentemente indexar ou buscar conteúdos. Essa API está disponível no javadoc lumis.search.
Através da administração de reindexação, o framework reindexa os conteúdos das instâncias de serviço selecionadas. A publicação para instâncias do conteúdo também faz com que ele também seja reindexado, para que o resultado da busca exiba uma entrada para cada destino do conteúdo. Sobre reindexação de conteúdos, consultar a seção Busca de Módulos do Portal.
A indexação de conteúdos dentro de arquivos anexados depende do conector de busca utilizado. O conector embutido no Lumis Portal para o Lucene permite indexar arquivos texto (.txt), PDF, HTML, arquivos do Microsoft Office e arquivos do OpenOffice.
O pedido de atualização na indexação de conteúdo ao framework de busca ocorre após a adição, atualização ou remoção do conteúdo. Porém, o tempo decorrido antes da eventual indexação depende do mecanismo de busca utilizado.
Além do conteúdo, o framework de busca também passa para indexação seus metadados (como por exemplo, para qual instância ele foi publicado). Essas informações podem ser utilizadas para filtrar os resultados na busca exibindo somente aqueles conteúdos relevantes para o usuário atual, por exemplo, conteúdo da instância cujo controle de acesso permite visualizar.
Configurações No Lumis Portal, o arquivo searchconfig.xml deve ser configurado. Consultar a seção Configurações do Portal para mais detalhes. Em um escopo maior, para cada instância de serviço do Lumis Portal, é possível configurar se esta será buscável ou não. Caso determinada instância não seja buscável, os conteúdos publicados para ela não irão aparecer nos resultados da busca. Porém, essa configuração não afeta a indexação do conteúdo. Os conteúdos continuarão sendo indexados, apenas não serão exibidos no resultado da busca.
Customizações
O framework de busca foi criado genericamente para ser "plugável" e atender as necessidades de cada solução.
Para cada serviço DOUI ou Content é possível configurar no nível do source, qual search indexer será utilizado para indexar os dados. Além disso, para cada campo de cada source é necessário especificar se ele será indexado ou não.
Dependendo do tipo de campo, as informações indexadas podem ser diferentes. Por exemplo um campo do tipo HTML vai retirar todos os tags e scripts antes de indexar o valor do HTML.
Para serviço DOUI, por exemplo, podem existir cenários de customização da URL do conteúdo indexado. Através do ContentSearchFiller, pode-se customizar entre outras coisas o valor do título, sub-título e a URL final, para cada tipo de conteúdo. Outros campos também podem ser incluídos para a indexação do conteúdo.
|
Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.