Deployment |
Top Previous Next |
Gerenciador de Módulos O Lumis Portal oferece um serviço para instalação de módulos. Nesse serviço, é possível gerenciar a instalação de módulos no Portal. Cada módulo pode conter classes e serviços que serão disponibilizados no Portal. É possível realizar o deployment de tais pacotes através do gerenciador de módulos de deployment do Lumis, ou atribuindo diretamente o arquivo correspondente em determinado diretório para autodeploy. Nos dois casos, o deployment é independente de servidor de aplicação.
O serviço pode ser encontrado em Configuração -> Deployment -> Módulos.
Serviço Gerenciador de Módulos:
Com o serviço Gerenciador de Módulos é possível realizar as seguintes operações:
Instalar Módulo Para instalar um módulo, basta selecionar a opção “Instalar”. Tela Instalar Módulo: Campos:
O META-INF, que é opcional, deve conter o arquivo lumis-module.xml, que é exemplificado abaixo. A definição desse arquivo encontra-se em def/lumis/portal/deployment/lumis-module.xsd.
Desinstalar Módulo Para desinstalar um módulo é necessário selecionar o módulo e selecionar a opção “Desinstalar”. Nesta opção, é possível desinstalar mais de um módulo por vez, selecionando os itens que se deseja desinstalar. O sistema exibe uma mensagem de confirmação:
Iniciar Módulo Após a instalação de um módulo, o mesmo é iniciado. Se houver um módulo parado, é possível iniciá-lo. Para isso, basta selecionar o módulo e selecionar a opção “Iniciar”.
O sistema exibe uma mensagem de confirmação: Parar Módulo De forma análoga, para parar um módulo, basta selecionar o módulo e a opção “Parar”:
O sistema exibe uma mensagem de confirmação:
Verificar mensagens de erro Caso ocorra um erro durante a execução de alguma das operações (instalar, iniciar, parar e desinstalar) o sistema exibe um alerta na tela:
Caso o módulo não tenha sido desinstalado, é possível consultar as mensagens de erro clicando sobre o número de erros do módulo:
Tela de erro: Além disso, os erros podem ser consultados no log. Auto Deploy O auto deploy, pode ser realizado ao atribuir o pacote diretamente ao diretório lumisdata/deploy. A partir daí o Lumis faz o deployment automático do pacote, instalando-o no gerenciador de módulos. Da mesma forma, se o pacote for removido fisicamente daquele diretório, também será automaticamente desinstalado. Informações técnicas sobre o deployment do Lumis e sobre como criar o arquivo de jar para deploy, consultar o javadoc lumis.portal.deployment.
|
Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.