Auditoria

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O Lumis possui uma API para realizar auditoria. É possível registrar algumas operações originadas pelos usuários tais como: criação de um canal, criação de uma página, remoção de uma versão de conteúdo, etc.

Os dados registrados em cada operação são:

Categoria;
Tipo;
Identificador do Usuário;
Login do Usuário;
Título;
Descrição.

É possível determinar quanto tempo as entradas de Auditoria serão mantidas no banco de dados.  Também é possível habilitar e desabilitar os tipos de Auditoria. – isso determina se as entradas serão salvas no banco de dados ou não.  Todas as entradas são registradas no arquivo de log independentemente de estarem habilitadas ou não.

O campo "Categoria" representa uma área do Portal Lumis. O campo "Tipo" representa um tipo de operação possível para determinada área. Assim, cada categoria agrupa alguns tipos de operações possíveis. As categorias existentes são: “Audit”, "Structure", “Portal Studio”, "Content" e “Website”.

A categoria "Structure" agrupa as operações relativas à estrutura do Portal, tais como:        

Adicionar, atualizar e remover canal;
Adicionar, atualizar e remover página;
Adicionar, atualizar e remover instância de serviço;
Adicionar, atualizar e remover instância de interface;
Limpeza de cache de páginas e/ou canais via Portal Studio;

A categoria "Content" agrupa as operações realizadas nos conteúdos, tais como:        

Adicionar, atualizar e remover versão de conteúdo;
Bloquear e desbloquear Content Locale;

A categoria "Portal Studio" agrupa as operações realizadas no portal studio, tais como:        

Limpar cache do portal, canal e página;

A categoria "Audit" agrupa as operações realizadas referentes à administração da auditoria, tais como:        

Habilitar / desabilitar a funcionalidade de auditoria;

 

A categoria "Website" agrupa as operações referentes ao website, tais como:        

Adicionar, atualizar e remover website;
Adicionar, atualizar e remover URLs de um website;

 

O campo "Título" apresenta um resumo da operação realizada.        

A descrição varia de acordo com o componente que está registrando a operação. Cada componente monta o texto que será utilizado como descrição de acordo com os dados que forem relevantes para a operação.  Algumas informações que podem estar disponíveis na descrição de uma entrada de auditoria são: identificador da interface de serviço, identificador e nome da página, identificador da instância de serviço, etc.

Abaixo, exemplo de uma entrada de auditoria no arquivo de log:

2010-10-18 11:32:07,199 Category: Structure - Type: Add Service Instance - User: 00000000D00000000000000000000001 admin - Title: 'Added service instance: Notícias' - Description: 'Added service instance:

   id: 8A488A1F2B439C15012B454E9A2B01B2

   name: Notícias

   description: Permite gerenciar notícias no portal.

   service id: lumis.service.news

   channel id: 8A488A1F2B439C15012B454E9A1C01AE

   channel name: news'

 


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