Administração do Serviço

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O serviço de Publicação em Redes Sociais tem um ambiente administrativo dividido em partes.

 

Administração de Aplicações

 

Interface acessível através de Configuração > Integração com Redes Sociais Públicas > Administração de Aplicações.

 

 

Permite cadastrar as aplicações que foram criadas nas redes sociais e serão disponibilizadas no Portal.

Por pertencer ao Portal Administration exige o perfil de Administrador do Portal.

 

Adição de Aplicação

 

Ao cadastrar uma aplicação é necessário fornecer as seguintes informações:

 

Nome da Aplicação: Nome da aplicação.
Rede Social: Escolha entre as redes disponíveis.
Consumer Key: Informação obtida ao cadastrar a aplicação na rede social.
Consumer Secret: Informação obtida ao cadastrar a aplicação na rede social.
Habilitado: Habilita a conta.

 

Edição de Aplicação

 

Ao editar uma aplicação é necessário fornecer as seguintes informações:

 

Nome da Aplicação: Nome da aplicação.
Rede Social: Escolha entre as redes disponíveis.
Consumer Key: Informação obtida ao cadastrar a aplicação na rede social.
Consumer Secret: Informação obtida ao cadastrar a aplicação na rede social.
Habilitado: Habilita a conta.

 

Exclusão de Aplicação

 

Para excluir aplicações é necessário selecionar as aplicações desejadas e clicar me excluir, caso a aplicação não esteja em uso a exclusão é feita, caso contrário é permitido apenas desabilitar.

 

Observação:

Contas que usam aplicações desabilitadas devem ser consideradas desabilitadas também (por herança).

 

Administração de Contas

 

Permite gerenciar as contas que serão utilizadas para a publicação de mensagens em redes sociais.

Para estar apto a administrar as contas o usuário precisa ter a permissão "Gerenciar Conta".

As contas são isoladas por instância de serviço.

 

A interface de Administração de conta permite Adicionar, editar, habilitar, desabilitar ou definir o escopo de uma conta.

 

Adição de Conta

 

Ao cadastrar uma conta é preciso fornecer as seguintes informações:

 

Nome da Conta: Nome da conta.
Rede Social: Filtro para escolha de aplicação.
Aplicação: Escolha de aplicação disponível.
Habilitar: Habilita a conta.

 

Após preencher estes dados e clicar em OK o usuário será redirecionado para a página da rede social para que possa autorizar a aplicação através de uma conta da rede social, após isso o usuário é redirecionado para o portal novamente.

 

Edição de Conta

 

Ao cadastrar uma conta é preciso fornecer as seguintes informações:

 

Nome da Conta: Nome da conta.
Habilitar: Habilita a conta.

 

Os demais campos não podem ser editados.

 

Habilitar ou Desabilitar Conta

 

Esta ação pode ser executada para cada conta individualmente através da adição ou edição da conta, ou feita para diversos itens de uma só vez através dos botões habilitar ou desabilitar. Esta ação tem seu escopo limitado ao portal, não mudando o status da aplicação na rede social.

Ao clicar em um dos botões (habilitar ou desabilitar) os itens selecionados serão alterados conforme o botão escolhido após confirmação do usuário.

 

Excluir Conta

 

Através do botão excluir da interface de administração de conta o usuário pode efetuar a ação, uma mensagem de confirmação é exibida informando as conseqüência desta ação, após confirmar, as mensagens associadas a esta conta não estarão disponíveis no Portal, mas continuam existindo nas redes sociais.

 

Definir Escopo da Conta

 

Ao criar uma conta esta estará disponível para todas as instâncias de conteúdo que tenham habilitada a publicação para redes sociais, mas é possível alterar o escopo de uma conta através do botão Definir escopo da conta após selecionar uma conta na lista.

 

Ao acessar a interface o escopo atual da conta é exibido, como o padrão é estar disponível para todas as instâncias, a opção "Disponível para todas as instâncias de serviço" estará marcada, para alterar, selecione o item "Especificar instâncias de serviço" que listará todas as instâncias de serviço que permitem publicação para redes sociais e escolha as instâncias desejadas.

Esta opção permite definir quais contas estarão disponíveis para cada instância de publicação de conteúdo no portal que permitir a publicação em redes sociais.

 

Agendamento de Chamadas

 

Permite administrar mensagens associadas a um conteúdo, sendo possível adicionar, editar e excluir mensagens.

É acessível através da aba de publicação do conteúdo.

Através do botão de "Redes Sociais (N)" (onde N representa o número de mensagens associadas ao conteúdo) dentro da aba de publicação nas interfaces de adição ou edição de notícias, por exemplo, é possível acessar a interface de administração de mensagens associadas ao conteúdo.

 

As mensagens só serão persistidas quando o conteúdo principal (por exemplo uma notícia) for submetido, além disso as mensagens devem respeitar os critérios de publicação deste.

 

Mensagens não têm workflow próprio e são executadas de forma assíncrona através de comandos.

 

Observação:

As mensagens adicionadas, editadas ou excluídas geram comandos de ações nas redes sociais, logo se uma mensagem é adicionada um comando de adição é enviado para a execução, no caso de uma edição um comando de remoção seguido por outro de adição é adicionado à fila de comandos. Sendo assim uma mensagem pode ter diversos comandos associados a ela. Estes comandos são executados de forma assíncrona mas respeitam sua ordem de criação. Comandos são agrupados por mensagem, caso um comando do grupo retorne erro, os outros comandos do mesmo grupo não são executados.

 

 

Adição de Chamadas

 

 

Através da interface de adição de mensagens é possível adicionar uma mensagem.

 

Ao cadastrar uma chamada é preciso fornecer as seguintes informações:

 

Conta: Conta utilizada para enviar a mensagem para a rede social.
Mensagem: Mensagem a ser publicada na rede social.
Data de Publicação: Data a partir da qual a mensagem poderá ser publicada.

 

Cada  rede social tem um limite máximo para o comprimento das chamadas, ao selecionar a conta desejada um contador regressivo é exibido para auxiliar o preenchimento da chamada.

 

As chamadas associadas a conteúdos podem adicionar links que irão respeitar as definições de encurtadores de url definidas para a instância de conteúdo, o comprimento deste link não é considerado no contador regressivo.

 

Chamadas utilizam o campo definido como primary name para definir a mensagem padrão além de adicionar um link para o conteúdo.

 

Este link pode ser redefinido dentro da mensagem posicionando a tag <link> na posição desejada do texto.

 

O link respeitar a definição de url encurtada da instância de conteúdo e deve apontar para a interface de detalhes do mesmo, caso esta não exista o link deve aponta para a raiz do portal.

 

Caso a mensagem não seja editada pelo usuário será definida como padrão e deverá espelhar o conteúdo no seu estado mais recente, ou seja, caso uma mensagem padrão seja definida para uma determinada notícia, esta será publicada com o valor do campo primary name do conteúdo, colocando o link no final do texto.

 

Se a mensagem exceder o tamanho máximo permitido pela rede social o portal irá reduzir a mensagem colocando reticências no fim do texto antes do link para o conteúdo.

 

Em caso de atualização da notícia as mensagens padrão devem ser atualizadas automaticamente nas redes sociais em que aparecem.

 

Se um conteúdo for excluído do portal suas mensagens em redes sociais também devem ser excluídas.

 

Voltar ao Padrão

 

Define a mensagem como mensagem padrão.

 

Edição de Chamadas

 

Permite editar os seguintes dados da mensagens:

 

Mensagem: Mensagem a ser publicada na rede social.
Data de Publicação: Data a partir da qual a mensagem poderá ser publicada.

 

A edição de uma mensagem implica em atualização da mensagem na rede social. Sempre respeitando os critérios de publicação do conteúdo e a data definida na mensagem.

 

Exclusão de Chamadas

 

A exclusão de chamadas também é feita de forma assíncrona e tenta excluir a mensagem publicada para a rede social caso exista.

 

Administração de Chamadas

 

Permite administrar a publicação de chamadas em redes sociais.

Exige a permissão de ‘Editar Conteúdo’.

Através desta interface é possível, adicionar, editar e remover chamadas.

As diferenças entre esta interface e a interface de Agendamento de chamadas citado anteriormente é que esta não limita a visualização de chamadas a um conteúdo e permite a adição de mensagens sem associação com conteúdos.

 

Adição de Chamadas

 

Permite adicionar chamadas para redes sociais sem a associação com conteúdos.

 

Ao cadastrar uma chamada é preciso fornecer as seguintes informações:

 

Conta: Conta utilizada para enviar a mensagem para a rede social.
Mensagem: Mensagem a ser publicada na rede social.
Data de Publicação: Data a partir da qual a mensagem poderá ser publicada.

 

A Adição de uma mensagem é feita de maneira assíncrona.

 

Edição de Chamadas

 

Permite editar chamadas para redes sociais.

Ao editar uma chamada é preciso fornecer as seguintes informações:

 

Mensagem: Mensagem a ser publicada na rede social.
Data de Publicação: Data a partir da qual a mensagem poderá ser publicada.

 

A edição de uma mensagem implica em atualização da mensagem na rede social. Sempre respeitando os critérios de publicação do conteúdo e a data definida na mensagem.

 

Exclusão de Chamadas

 

A exclusão de chamadas também é feita de forma assíncrona e tenta excluir a mensagem publicada para a rede social caso exista.

 

Acompanhamento Geral

 

Exibe a lista de comandos enviados para publicação em redes sociais. São associados a chamadas enviadas para publicação em redes sociais. Exige a permissão de Manter Mensagens.

Possibilita duas ações diferentes: Excluir e reprocessar.

 

Excluir

 

Esta ação só pode ser executada em comando com o status processado ou erro. Exclui o comando da fila.

 

Reprocessar

 

Permite ao usuário reprocessar um comando que esteja em estado de erro.

 


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