MySQL 5.0

Top  Previous  Next

Nesta seção estão os passos necessários para a instalação do banco de dados do Lumis Portal no Servidor MySQL 5.0:

 

1) Execute o arquivo /setup/generatesql.cmd, para o Windows®, ou generatesql.sh, para o Linux, para criar os arquivos de script do banco de dados.

 

2) Abra o MySQL Query Browser, crie um novo database e execute o script db_mysql.sql.

 

4) No arquivo lumisdata/config/lumishibernate.cfg.xml altere as informações de conexão com o banco de dados.

 

<!-- MySQL 5.1.34 -->

<!-- -->

<property name="dialect">org.hibernate.dialect.MySQLDialect</property>

<property name="connection.driver_class">com.mysql.jdbc.Driver</property>

<property name="connection.username">DB_USERNAME< /FONT></property>

<property name="connection.password">DB_PASSWORD</FONT></property>

<propertyname="connection.url">jdbc:mysql://HOST_NAME/DATABASENAME?characterEncoding=UTF-8</property>

<property name="connection.isolation">2</property>

 

Uma outra alternativa de conexão com o banco de dados, é a configuração do datasource no servidor de aplicação.

 

5) Execute o arquivo /setup/initializeportal.cmd, para o Windows®, ou initializeportal.sh, para o Linux. Este script executa uma aplicação Java que abre uma conexão com o banco de dados, utilizando as informações do arquivo lumisdata/config/lumishibernate.cfg.xml. Este script também  insere os dados iniciais necessários para o funcionamento do Lumis Portal. Tais informações são: cadastro de usuários e grupos default do portal; registro de tipos de menu e de serviços; mime type; CSS do portal; entre outros.

 

Para que o Lumis Portal funcione corretamente com MySQL 5.1.34, a propriedade connection.isolation deve estar configurada como READ_COMMITED (valor “2”). Isso porque, no MySQL 5.1.34, diferente dos outros gerenciadores de bancos de dados, por default,  o comportamento do transaction isolation do InnoDB é REPEATABLE_READ.

 

Observações

 

1.Para maiores informações sobre configurações no MySQL 5.1.34, acesse: http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/innodb-transaction-isolation.html  
2.Recomenda-se utilizar a versão 5.0.26 ou superior do MYSQL para que não ocorram problemas referentes a caracteres especiais. Versões mais antigas apresentam este bug cujo relato pode ser encontrado em (http://bugs.mysql.com/bug.php?id=18908).

 

O driver MySQL Connector Java não está incluído na distribuição do Lumis Portal, ele pode ser encontrado no link: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html

Verificar se a versão do conector do MySQL utilizado, corresponde ao especificado no arquivo setup/setclasspath.cmd ou setup/setclasspath.sh . Caso contrário, alterar a versão do conector no arquivo setclasspath .

Deve-se ainda configurar o default char set para UTF-8  para que funcione com STRICT MODE.

As configurações do MySQL exigidas pelo Lumis Portal podem ser passadas na inicialização ou configuradas no arquivo my.ini:
 

3.default-character-set=utf8;
 
4.sql_mode=STRICT_TRANS_TABLES

 

5.Existe uma limitação do Lumis quando utilizado com o o MySQL 5.1.34 que a data não pode ser inferior a 01/01/1753. Quando isso ocorre, é retornado uma mensagem de erro informando que a data é inválida.

 

 

 


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.