Filas de Execução |
Top Previous Next |
Através da administração de Filas de Execução é possível verificar o andamento dos processos assíncronos na fila de execução genérica do portal. Configuração dos Servidores Quando um servidor inicia, ele automaticamente é configurado para criar cinco threads para atender à execução de processos assíncronos caso não exista nenhuma configuração pré-existente. Na página de visualização da configuração dos servidores aparecerão todos os servidores e o número de threads que cada um possui para atender à fila.
Caso não seja desejado que um servidor participe do consumo da fila de execução, é possível desabilitá-lo para seu consumo na fila. Isso é feito alterando o número de threads para zero para aquele servidor. A nova configuração só entrará em vigor a partir da próxima vez que o Lumis for reiniciado. O botão de excluir serve para remover servidores que não pertencem mais à solução.
Visualização da Fila de Execução Para visualizar a fila de execução, basta acessar a opção: Módulos / Filas de Execução / Gerenciar Filas. Nesta tela é possível obter informações sobre a fila. No topo da página, temos as informações da fila naquele momento: o total de itens, o número de itens agendados, o número de itens enfileirados, processando e no estado de erro. Os processos que são concluídos com sucesso são removidos da fila. Uma vez que uma tarefa inicia o seu processamento, ela deixa de ser contada no estado que anteriormente se encontrava (agendado, enfileirado ou erro).
De acordo com a imagem acima, temos filtros para auxiliar a pesquisa na fila. É possível pesquisar pelo identificador (ID) de um processo específico, por itens em determinado status, pelo título de um processo e pelo grupo (identificador) ao qual o processo pertence. Na fila de execução, itens de um mesmo grupo são processados em ordem, ou seja, o segundo item enfileirado em um grupo só será executado após o termino do primeiro item daquele grupo. Se um item de um grupo conclui a execução com erro, nenhum outro processo daquele grupo é executado até que o item em questão tenha sido re-processado com sucesso ou excluído da fila. Somente tarefas em erro podem ser reprocessadas. Para isso basta selecioná-lo e apertar o botão de “Reprocessar”. Qualquer item pode ser excluído contanto que não esteja em execução naquele momento.
|
Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.