Busca

Top  Previous  Next

Através da administração de índices de busca é possível reindexar os conteúdos dos serviços que são buscáveis.

Reindexação

O Lumis Portal faz atualização automática dos índices de busca dos conteúdos quando estes são adicionados/editados ou excluídos; e quando são publicados para instâncias.

Essa atualização, na verdade, é a exclusão do conteúdo do índice da busca e a sua inclusão em seguida .

Em \lumisdata\data\lucene\index são armazenados os arquivos do índice da Busca . O Lumis Portal utiliza o Lucene, que  é um engenho de busca, responsável pela indexação e busca dos conteúdos. A atualização do índice ocorre a cada modificação nos conteúdos (adição/edição/exclusão/publicação do conteúdo).

Por default, os arquivos são criados diretamente no diretório em index. Mas pode ser configurado para criar arquivos para cada instância de serviço. Para isso, basta acrescentar "/${lum_serviceInstanceId}" na tag <indexBasePath> no arquivo lumisdata\config\searchconfig.xml. Dessa forma, a configuração deveria ficar ser:

<indexBasePath>${lum_portalDataPath}lucene/index/${lum_serviceInstanceId}</indexBasePath>

Assim, os arquivos de índice dos conteúdos da instância de serviço cujo id é 8A488AE1177E77DF01177E8AD445189B, seriam criados em:

lumisdata\data\lucene\index\8A488AE1177E77DF01177E8AD445189B

Porém, quando a instância é removida do portal, esses diretórios não são removidos.

Não há uma regra de quando utilizar uma forma em detrimento da outra. Há apenas experiências vividas em projetos.

Verificou-se que na maioria dos casos, a configuração para cada  instância de serviço seria melhor, principalmente, quando existem muitas instâncias de serviço com pouca ou média quantidade de conteúdos em cada uma. Já, a configuração default é uma opção de melhor desempenho quando existem poucas instâncias de serviço com muitos conteúdos.
 

Observação

 

 

Em ambiente Linux, caso a quantidade de arquivos abertos simultaneamente exceda o limite padrão do Linux de 1024 arquivos, o serviço de Busca pára de funcionar, e no log é apresentado o seguinte erro: “Too many open files”.

Para corrigir este problema, inserir no profile do Linux a linha abaixo, que aumentará a quantidade de arquivos abertos simultaneamente para 10240, quando o ambiente for inciado.

ulimit –n 10240

Atualizar os índices da busca, manualmente, não é uma é uma prática corriqueira. Em algumas situações ela é necessária:

Em um ambiente multi-server, quando um nó da rede fica inoperante e sofre atualizações de dados, o índice da busca ficará desatualizado, retornando dados antigos em uma próxima busca do usuário;
Migração de Banco de Dados.

O ambiente administrativo exibe todos os serviços que são buscáveis e que estão instanciados no portal.

Para reindexar os conteúdos, deve-se selecionar o serviço desejado  e acionar “Indexar Conteúdos”.

portalAdm085

Ao selecionar o serviço de Avisos que está listado na figura anterior e em seguida acionar Indexar Conteúdos , são exibidas todas as instâncias daquele serviço que podem ter seus conteúdos reindexados.  A partir daí, escolher tais instâncias.

Sempre a reindexação será replicada para os servidores em cluster, se houver.

Após as escolhas, basta acionar "Indexar Conteúdos".

portalAdm087

 

 


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.