Visualização do Serviço

Top  Previous  Next

O usuário final da solução, dependendo da configuração do controle de acesso, pode criar blogs e posts para cada blog, comentar os posts ou simplesmente visualizar a lista de blogs.

Para melhor descrever a seção de Visualização do Serviço, considere os seguintes usuários com os seguintes perfis:

"User 1" e "User 1a" : Além da permissão de visualizar a lista de blogs e os posts, possuem a permissão de criar blogs e posts (criar);
"User 2" e "User 1a": Além da permissão de visualizar a lista de blogs e os posts, possuem a permissão de realizar comentários para os posts (comentar);
"User 4": Permissão de visualizar a lista de blogs e os posts (visualizar instância de serviço).

A figura abaixo, exemplifica a Lista de Blogs já criados e pode ser visualizada por todos os usuários que tenha no mínimo a permissão de visualizar a instância de serviço:

blog04

Para criar um blog, o usuário com a permissão de criar, deve acessar a página Meus Blogs, selecionar a opção Adicionar e preencher as seguintes opções:

blog01

Título: Campo obrigatório que deve conter o nome do blog a ficará disponível na lista de blogs. Geralmente contém o nome da pessoa ou assunto a ser debatido;
Introdução: Campo facultativo para descrever a função do blog criado. Quando cadastrado, é disponibilizado nos Detalhes do Blog, que contém a lista de posts deste blog;
Número de posts por página: Campo obrigatório que permite determinar quantidade de posts por página. Importante ressaltar que o número de posts por página deverá ser maior ou igual a 1 e menor ou igual a 100.

Após o cadastro, o blog ficará disponível na lista de Meus Blogs do dono do blog. As figuras abaixo, exibem a interface Meus Blogs acessada por dois usuários, "User 1" e "User 1a", com permissão para criar blogs. Observe que cada um destes usuários só visualizam e podem administrar os seus blogs:

 

blog02

blog20

Após o cadastro também, os todos os blogs ficarão disponíveis Lista de Blogs para a visualização e acesso dos usuários com no mínimo permissão de visualização da instância de serviço. Como exemplo, as listas visualizadas pelo "User 1", "User 2" e "User 4":

blog04

blog03

blog21

A partir da criação do blog, os posts são criados para segmentar os assuntos do Blog. Todos os posts são criados pelo dono do blog. Isso significa que usuários com a permissão de criar, só podem adicionar posts para os seus blogs.

Para adicionar um post, o usuário com a permissão de criar deve selecionar um blog a partir da Lista de Blogs ou da lista Meus Blogs. Será exibida a página de Detalhes do Blog selecionado:

blog05

Para adicionar um post, selecionar a opção com esse mesmo nome e preencher os seguintes campos:

 blog06

Título: Título do post a ser exibido na página de Detalhes do blog;
Conteúdo: Campo HTML a ser preenchido com o conteúdo do post que pode conter formatações, links e imagens.

Após o cadastro, os posts são listados nos Detalhes do Blog:

blog08

Podem ser adicionados tantos posts quanto necessário. Os posts adicionados podem ser editados e/ou removidos através dos botões localizados ao lado direito de cada post. Da mesma forma que a adição, somente o dono daquele blog pode editar e remover um post.

Para exemplificar, considere o usuário "User 1a" que possui as permissões de criar e comentar. Observe que ele não pode editar nem excluir os posts do blog criado pelo "User 1". Porém, ele pode comentar, cada um dos posts, pelo fato de possuir a permissão Comentar:

blog15

O usuário com a permissão de comentar pode acessar quaisquer blogs através da Lista de Blogs e por conseguinte, a lista de posts de cada blog, para realizar comentários em determinado post.

Para exemplificar, considere o usuário "User 2" com a permissão de comentar, e o seu acesso à lista de posts nos Detalhes do Blog. É exibido um botão para comentário para cada post listado:

blog09

Ao acessá-lo, basta postar o comentário:

blog10

Cada post, portanto, conterá uma lista de comentários na página de Detalhes do Post:

blog11

Um post pode ter tantos comentários do mesmo usuário quanto necessário, bastando clicar em Comentar no Detalhes do Post, ou no botão ao lado do post desejado, no Detalhes do Blog.

Observe na figura acima, que após o comentário, o usuário dono do comentário não pode editar nem excluir o seu comentário. Geralmente, após um comentário errado, o usuário faz outro como errata.
 

Apenas o dono do blog que contém tal post ou um usuário com a permissão de Gerenciar comentários pode excluir os comentários. Nem editá-los é possível. Se desejar, o dono do post (se tiver a permissão de comentar) pode fazer outro comentário referenciando àquele que por ventura desagradou.

Considere um usuário “Blog Admin” que tenha permissão Gerenciar comentários. Ao visualizar um post e seus comentários, esse usuário poderá excluí-los como mostra a figura abaixo:

blog22

Por fim, considere o "User 4" com a permissão de Visualizar Instância de Serviço. O usuário com essa permissão, pode acessar a lista de blogs e acessá-los para ver a lista de posts (Detalhes do Blog). Porém não pode comentar nenhum post.

blog14

blog16

 

 


Lumis Portal 6.1.0.111014
Copyright © 2001-2007, Lumis. Todos os direitos reservados.