O Assistente de Criação é uma ferramenta que permite criar e remover serviços de gestão de conteúdo de forma simples e rápida, sem a necessidade de implementação. Estes serviços utilizam as funcionalidades do Content Framework. O Lumis Portal caracteriza um serviço como gestão de conteúdo se ele possui pelo menos um dos seguintes metadados:data de criação/alteração; publicar para usuários e grupo; comentários; entre outros.
Para iniciar a criação de um serviço, selecione Adicionar na área administrativa e preencha as configurações convenientes.
Insira informações do serviço, como nome, descrição e diretório de localização:
• | Nome: Nome que estará disponível na lista de serviços para ser instanciado em um canal; |
• | Descrição: Breve descrição do serviço. Tanto o nome quanto a descrição aparecerão no gerenciador de serviços do Portal; |
• | Diretório de Instalação: Diretório a partir do qual estarão arquivos relacionados a identificação do serviço. O caminho é relativo à pasta lumisdata. |
Observação
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Evitar acentos, cedilha, espaços e caracteres especiais para os campos Nome e Diretório de Instalação.
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O próximo passo é atribuir funcionalidades referentes a publicação de conteúdo ao serviço. Todas as funcionalidades podem ser selecionadas. Caso contrário, o serviço de gestão de conteúdo criado será simples, ou seja, sem regras de publicação para o conteúdo que virá a ser cadastrado pelo editor.
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Workflow
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Ao selecionar a opção de workflow o Lumis gera automaticamente os campos necessários para o seu funcionamento: Autor, Responsável, Status e Comentários. Este é o padrão de workflow utilizado pelo Lumis.
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Comentário
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Permite inserir comentários objetivando organização para a publicação.
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Data/hora de Publicação
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Permite definir a Data e Hora que o conteúdo será publicado (visível para o usuário final). Como pré-requisito, caso o serviço possua workflow, o conteúdo deverá estar aprovado para que seja publicado.
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Data/hora de Expiração
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Permite definir a Data e a Hora que o conteúdo não estará disponível para o usuário final. O conteúdo será automaticamente arquivado.
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Destaque
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Permite dar importância a um conteúdo para diferenciá-lo dos demais. Sua utilização pode ser definida no estilo da interface, através da alteração do arquivo XSL
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Data/hora de Expiração de Destaque
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Permite definir quando o conteúdo deixará de ser destaque.
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Publicação para múltiplas seções
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Permite que o conteúdo de uma instância de serviço seja publicado para outra instância do mesmo serviço. Isso é possível pois os repositórios das instâncias são isolados.
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Publicação para grupos
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Permite que o conteúdo seja publicado apenas para um grupo restrito de usuários cadastrados no portal.
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Versionamento
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Permite gerenciar versões ativas e inativas de um mesmo conteúdo.
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Associações de Conteúdo
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Permite que o conteúdo seja associado a outros, uma vez que o serviço de associações esteja previamente configurado no serviço do primeiro.
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Multilanguage
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Permite publicar o mesmo conteúdo em idiomas diferentes.
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O próximo passo após a escolha das funcionalidades, corresponde a definição dos dados. Para iniciar, as seguintes informações devem ser preenchidas:
• | Nome da Tabela: Permite determinar o nome da tabela no banco de dados. Por default é inserido o nome do serviço. Porém não deve conter "_"; |
• | Criar tabela: Esta opção permite determinar se o assistente ficará responsável pela criação tabela no banco de dados. |
Os campos dos conteúdos são especificados automaticamente de acordo com as funcionalidades atribuídas ao serviço na etapa anterior. Novos campos podem ser adicionados e removidos conforme necessidade do objetivo do serviço.
Na figura abaixo, os campos “visitantes” e “moeda” foram criados pelo administrador, enquanto os outros campos são default para serviço de gestão de conteúdo. Conforme a escolha de funcionalidades selecionadas na figura anterior, novos campos serão especificados automaticamente.
Outras configurações para os campos da tabela:
• | Nome: define o nome do campo na tabela. Este nome deve seguir as regras do banco de dados utilizado pelo portal. |
Tipo de Campo
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Descrição
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Tipo de Dado
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String
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Texto de tamanho limitado
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SQL Server - nvarchar(255)
MySQL - varchar(255)
Oracle - nvarchar2(255)
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Guid
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Valor universal de identificação única, normalmente utilizado para chave primária.
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char(32)
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Boolean
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Verdadeiro ou falso
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bit
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Inteiro
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Valor numérico inteiro
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integer
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Long
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Valor numérico inteiro longo
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long
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Double
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Valor numérico com casas decimais na ordem de 1x10^127.
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float
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Dinheiro
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Valor numérico com casas decimais na faixa de [-9999999999999.99,9999999999999.99].
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float
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Data-hora
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Valor de data e hora completo.
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datetime
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Data
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Armazena apenas o valor a data. A hora fica com zeros.
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datetime
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Hora
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Armazena a hora.
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datetime
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Texto
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Campo com texto longo sem formatação.
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SQL Server - text
MySQL - ntext
Oracle – clob
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HTML
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Armazena textos longos com formatação. Este campo pode ser editado com o Editor HTML.
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SQL Server - text
MySQL - ntext
Oracle – clob
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Imagem
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Armazena o link para a imagem. No formulário, o campo permite selecionar uma imagem local para ser enviado ao servidor.
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character (32)
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Documento
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Armazena o link para um documento. No formulário, o campo permite selecionar um arquivo local para ser enviado ao servidor.
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character (32)
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Arquivo
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Armazena o link para um arquivo. No formulário, o campo permite selecionar um arquivo local para ser enviado ao servidor.
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character (32)
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Arquivos
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Armazena os links para os documentos. No formulário, o campo armazena uma lista de arquivos para serem transferidos para o servidor.
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character (32)
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• | Chave primária : Permite definir o campo como chave primária da tabela; |
• | Nome primário : Permite definir a identificação do conteúdo de forma única, podendo também ser utilizado no resultado da busca ; |
• | Introdução : Permite definir uma breve descrição sobre o conteúdo, também sendo apresentado no resultado da busca. |
• | Buscável : permite definir se o campo será indexado pelo mecanismo de busca do portal. Campos do tipo texto, string , html, imagem, documento, arquivo e arquivos podem ser indexados pela busca.
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Observação
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Definir um campo como buscável, determina se o serviço será buscável, ou seja, que seu conteúdo será indexado pelo mecanismo de busca do portal. Porém, é necessário que um dos campos seja "nome primário" e de preenchimento obrigatório.
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O campo “Visitantes”, por exemplo, foi configurado para que seja indexado pelo mecanismos de busca.
A partir da seleção de determinado campo, pode-se definir propriedades avançadas através da opção Avançado. Tais propriedades devem ser selecionadas para que o campo em questão as possua.
A figura abaixo exibe as propriedades avançadas do campo “moeda”:
• | Título: Permite definir um título para campo para que não seja utilizado o nome do campo que é exibido na tabela do banco de dados; |
• | Valor Inicial: Permite atribuir um valor inicial default para o campo. Os valores permitidos para o valor inicial, dependendo do tipo, são:
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a) Data e hora formato ISO 8601
YYYY-MM-DD (p.ex. 1997-07-16)
Data completa com horas e minutos:
YYYY-MM-DDThh:mmTZD (p.ex. 1997-07-16T19:20+01:00)
Data completa com horas, minutos e segundos:
YYYY-MM-DDThh:mm:ssTZD (p.ex. 1997-07-16T19:20:30+01:00);
b) Double: mesmas regras do parseFloat do Javascript com limite de 1x10^127;
c) Long: valores entre [-9223372036854775808 e 9223372036854775808[ ("[" significa exclusive);
d) int : valores entre [-2147483648 e 2147483648[;
e) boolean : true ou false;
f) guid : sem valor default;
g) dinheiro: valor entre [-9999999999999.99,9999999999999.99]. Valor menor que 1 centavo não é aceito, a não ser o zero. Ex: 0.001 dá erro. Utilizar o "." como separador.
• | Obrigatório: Permite definir se o campo será de preenchimento obrigatório pelo usuário; |
• | Padrão de Formatação: Permite definir um valor default para o campo,e a forma que este campo deve ser editado. |
Ao confirmar as configurações, a definição dos dados é mapeada para uma tabela no banco de dados. Além disso, o assistente gera automaticamente as opções necessárias para a administração de conteúdo do serviço e os controles de publicação. Por fim, é exibido um resumos das configurações do novo serviço:
Ao finalizar o assistente, o serviço estará disponível na administração do assistente, registrado no gerenciador de serviços e, a instância de serviço estará disponível para instanciação.
A figura abaixo exibe a instância de serviço do “comercio_eletronico” disponível para ser adicionada em um canal, juntamente com os serviços do Lumis Portal.
Todos os serviços de gestão de conteúdo criados a partir do assistente possuem as seguintes interfaces:
• | Adicionar: Interface de adição de conteúdo; |
• | Administração: Interface que permite gerenciar o conteúdo através das opções Adicionar, Editar e Excluir; |
• | Lista: Exibe todos os conteúdos cadastrados; |
• | Lista Rápida: Exibe os conteúdos mais recentemente cadastrados; |
• | Detalhes: Exibe o conteúdo em detalhes que foi selecionado a partir da Lista ou Lista Rápida. |
A figura a seguir exibe a interface “Adicionar” ou o pop “Adicionar” do serviço criado acima. Note que ela possui os campos e funcionalidades especificados durante a criação do serviço.
Para remover um serviço criado a partir do assistente de criação, basta selecionar o serviço na administração do assistente e acionar Excluir. Automaticamente o registro do serviço será removido do gerenciador de serviços, não sendo possível, a partir daí, utilizá-lo em um canal.
Observação
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Ao remover um serviço do assistente de criação, o diretório do serviço também será removido. Porém a tabela criada não será removida, pelo fato de poder estar sendo referenciada por outros serviços.
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