Editar Workflow
Permite editar visualmente workflows adicionados em um módulo editável. Um workflow editável é criado com base no workflow padrão, isto é, os papéis, permissionamentos, transições, etc, são os mesmos definidos no workflow padrão. Para ajustar os campos, o workflow criado deve ser modificado através desta interface.
Edição visual do workflow

Clicando em editar, a interface de edição visual do Workflow será aberta

Controles disponíveis
A interface de edição visual permite a livre visualização e movimentação dos elementos, além de permitir mover todo o grafo. Fazer isso pode "esconder" estados e transições criados portanto, além dos controles do menu a direita, a interface apresenta controles que ajudam na visualização do Grafo, dispostos como na figura abaixo.
Cada controle numerado possui as seguintes funções: o controle ➊ tem a função de aumentar o zoom do grafo; o controle ➋ tem a função de diminuir o zoom do grafo; o controle ➌ busca manter a visualização do grafo consistente com o tamanho atual da tela, ou seja, caso elementos sejam posicionados de que não sejam exibidos na visualização, esse botão tentará ajustar todos os elementos na tela para que sejam exibidos; o controle ➍ bloqueia a interação com os estados e trasições, isto é, a movimentação do grafo continua livre, porém os elementos visuais na tela (estados e transições) não poderão ser movidos; o controle ➎ reverte a visualização para o formato original, ajustando os elementos criados antes da edição e os novos elementos.
Alterando configurações padrões do Workflow
O menu a direita do grafo permite ajustar as configurações do Workflow. Toda alteração realizada neste menu será refletida no arquivo worflowdefinition.xml. Ao salvar, as alterações estarão disponíves no arquivo salvo no módulo em que o workflow foi criado. Na imagem abaixo, as opções do menu permitem alterar o nome do workflow, a descrição e definir o estado inicial do workflow

Adicionando papéis e alterando Action Handlers
Dentre as opções do menu, estão as opções de criar novos papéis ou excluir os papéis ja existentes. Cada papel possui um identificador e um nome que será dado por uma String localizável no arquivo workflowdefinition.xml. A string não será localizada nesta interface, cabendo ao desenvolvedor preparar o arquivo com as strings localizáveis e suas específicas traduções.

Logo abaixo, estão as opções voltadas ao Action Handler. O workflow já utiliza o Action Handler padrão, mas caso seja necessário adicionar um novo, o checkbox Usar action handler padrão
será desmarcado automaticamente e um novo campo para indicar o Action Handler passará a ser exibido.

Novos estados e transições
Para criar novos estados e transições, é preciso clicar logo abaixo de um estado pré existente e arrastar o mouse. Dessa forma uma nova transição será criada. Soltando o botão do mouse em um lugar vazio da tela, um novo estado será criado como representado abaixo.

Para criar uma nova transição, deve ser feito o mesmo, mas agora deve-se arrastá-la para se conectar com um novo estado, como demonstrado abaixo.

Caso seja necessário deletar um novo estado, basta selecioná-lo e apertar Backspace
ou Delete
no teclado. Uma janela de confirmação de exclusão será exibida, bastando apertar ok para que o estado seja excluído.

É importante lembrar que uma Transição criada também pode ser deletada, assim como o Estado. Basta selecioná-la e apertar Backspace
ou Delete
no teclado e a janela para confirmação de exclusão será exibida.
Propriedades dos Estados
Para visualizar as propriedade de um Estado, basta selecioná-lo e clicar na opção do menu Propriedades do elemento
que serão exibidas as alterações que podem ser realizadas.

As opções permitem:
- Alterar o nome do Estado.
- Definir se um conteúdo criado que esteja no estado selecionado será publicado ou arquivado, através dos checkboxes.
- Definir uma descrição para o Estado.
- Definir uma cor leve e uma cor forte que serão utilizadas nesse estado do workflow.
- Definir uma imagem pequena e uma imagem grande que serão utilizadas para representar esse estado do workflow. Estes campos devem ser preenchidos com o caminho das imagens.
- Adicionar permissões relativas a esse Estado de acordo com os papéis ja existentes.
Ao adicionar uma permissão, as opções a seguir serão exibidas:

Os papéis mostrados neste dropdown serão os defindos nas Propriedades do Workflow.

Propriedades da Transição
Para visualizar as propriedade de uma Transição, basta selecioná-la e clicar na opção do menu Propriedades do elemento
que serão exibidas as alterações que podem ser realizadas.

As opções permitem:
- Alterar o nome da Transição.
- Definir uma descrição para a Transição.
- Definir o tipo de ação de bloqueio. Podem ser
Desbloquear
ouManter atual
. - Adicionar permissões relativas a essa Transição de acordo com os papéis ja existentes, assim como foi explicado acima.