Configuração
Para publicar em redes sociais mensagens associadas a conteúdos do portal é preciso que o serviço seja do tipo content e o source principal tenha a tag publishToSocialNetwork dentro da tag de metadado, disponível apenas para sources do tipo contentTable, porém esta é uma condição necessária mas não suficiente. Além disso é preciso que a instância deste serviço tenha visibilidade de alguma conta habilitada, se estas condições forem satisfeitas então o botão "Redes Sociais (N)" estará visível e por tanto a publicação para redes sociais através de associação com conteúdos estará disponível para esta instância de serviço.
Exemplo de douidefinition.xml habilitando a publicação para rede sociais em um serviço.
<doui:douiDefinition xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
xmlns:doui="http://www.lumis.com.br/lumisportal/xsd/doui"
xmlns:control="http://www.lumis.com.br/douicontrols">
<service id="example 1">
<sources>
<source id="default" type="contentTable">
<table>example_1</table>
<fields>
<field id="id" name="STR_ID" dataType="guid" isPrimaryKey="true" display="false"></field>
<field id="title" name="STR_TITLE" dataType="string" isPrimaryName="true" isSearchable="true"></field>
<field id="introduction" name="STR_INTRODUCTION" dataType="text" isSearchable="true"></field>
<field id="content" name="STR_CONTENT" dataType="html" isSearchable="true"></field>
<field id="data_aniver" name="STR_DATA_ANIVER" dataType="date" isSearchable="true"></field>
</fields>
<metaData>
<comments></comments>
<publishToSocialNetwork></publishToSocialNetwork>
<publishToServiceInstances></publishToServiceInstances>
<publishStartDate></publishStartDate>
<publishEndDate></publishEndDate>
<highlight></highlight>
<highlightEndDate></highlightEndDate>
<multiLanguage></multiLanguage>
<publishToPrincipals></publishToPrincipals>
<versioning></versioning>
<workflow></workflow>
</metaData>
</source>
</sources>
</service>
</doui:douiDefinition>
Somente serviço de notícias tem esta funcionalidade habilitada por padrão.
Para que uma aplicação publique automaticamente conteúdos em redes públicas, é necessário que ela esteja cadastrada como uma aplicação reconhecida em cada uma destas redes. Este cadastro é referenciado, em cada rede social, por um diferente par de chaves consumer key e consumer secret.
Apenas redes socias pré-definidas estão disponíveis, são elas Twitter e Facebook.
As mensagens podem ser associadas a conteúdos do portal, estas mensagens podem ter um link para o conteúdo, estes links irão usar a definição de formato ‘encurtado’ da instância de conteúdo.