Configuração
Interfaces REST
Para que dados sejam acessíveis via REST, uma interface REST precisa ser explicitamente declarada nos arquivos de configuração de serviço (douidefinition.xml).
O trecho a seguir mostra uma sugestão de como esta configuração poderia ser feita.
Definição da Interface REST
De acordo com o código apresentado acima, foram criadas duas interfaces REST chamadas lista e noticias. Também podem ser declarados, nesta estrutura, filtros, além de configurações de número de itens e ordenação. É importante desta que que as regras e recursos para criação de sources em interfaces de serviços estão disponíveis na criação de interfaces REST.
Configuração de Instâncias de Serviços
Para que uma instância de serviço não precise ser referenciada por seu ID, foi criado um nome ‘curto’, para instâncias de serviço chamado de Nome REST. Este nome é único e fará parte da URL como é mostrado em Leitura de Interface REST
Uma vez configurado uma Interface REST no serviço, por padrão todas as instâncias de serviço permitirão acesso a esta fonte de dados. Entretanto para que o acesso seja permitido é necessário ativar em cada instância de serviço o acesso REST conforme explicado em Suporte Rest na edição de propriedades da instância de serviço.
Configuração de Campos tipo lumisPrincipal
Por padrão, valores de campos de tipo lumisPrincipal
não serão retornados pelas interfaces REST. Para habilitar que valores de campos deste tipo sejam retornados é necessário configurar o property bag lumis.doui.service.rest.principalFields.