Exportação em Sistema de Arquivos
Esta opção permite que estruturas de canais (com páginas; instâncias de serviços; grupos locais; e controle de acesso) sejam exportadas em um sistema de arquivos do servidor de aplicação. Os elementos estruturais ficam organizados em arquivos e pastas de acordo com a hierarquia de canais.
Por padrão, a exportação em sistema de arquivos armazena os dados em lumisdata/structure/default. Este caminho pode ser alterado com a propriedade de sistema lumis.portal.structure.sync.default.path
. Se a propriedade referenciar um diretório fora de lumisdata/structure, os arquivos exportados não serão replicados para outros servidores em ambiente multi-server. Esta propriedade deve ser utilizada apenas em ambientes de desenvolvimento, para por exemplo, permitir a exportação/importação diretamente em uma área com controle de versão.
São exportados: canais, páginas, instâncias de serviço (sem conteúdo), instâncias de interface, ACLs, property bags, grupos locais e seus membros (apenas a referência ao membro, não as suas propriedades) que sejam grupos locais (desde que o canal do membro não esteja configurado para ser ignorado em importação/exportação), estilos de instâncias de interface que foram cadastrados na montagem, tipos de transformações e permissões de acesso do portal para grupos locais.
No caso de estilos, apenas os cadastros de estilos são exportados, os arquivos XSL não são levados. São exportados os estilos públicos e compartilhados que poderiam ser usados por instâncias de serviços sendo exportadas; e os estilos isolados a alguma instância de interface que também esteja sendo exportada.
Não são exportados: grupos ou usuários globais, usuários locais, membros de grupos locais que sejam usuários, os arquivos referenciados (e.g.: XSL, CSS, etc.), conteúdos dos serviços, cadastros globais efetuados nas áreas de Configuração da administração do portal.
Nem todos os elementos têm seus identificadores exportados. Identificadores de elementos importantes (canais, páginas, instâncias de serviço, instâncias de interface, grupos, estilos) são exportados. Outros identificadores não são exportados e serão gerados novos durante a importação.
Como exemplo, considere a exportação do canal "Agenda de eventos", como mostra-se a seguir:
Com o right-click no canal “Agenda de Eventos”, selecione a opção Exportar.Em seguida, irá ser exibida a tela de seleção do tipo de exportação. Nela selecione a opção "Estrutura", como a seguir:
Uma tela com o progresso da exportação será apresentada, como abaixo:
Depois da exportação, observando no sistema de arquivos, podemos ver a seguinte estrutura (dentro da pasta lumisdata):
Nesse caso, podemos ver que os canais "Portal", "Agenda de Eventos" e "Administração" geraram uma pasta para cada na exportação com o seu identificador amigável como nome. Abrindo a pasta "agenda-de-eventos", podemos ver:
Nessa pasta, encontram-se os arquivos referentes ao canal "Agenda de Eventos", às páginas "Detalhes", "Lista" e "Lista Rápida" e à instância de serviço "Agenda de Eventos".