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    Bloqueio de Conteúdo

    O bloqueio de conteúdo é uma ferramenta que permite que o portal informe quando um determinado conteúdo está sendo editado por outro usuário. Ela está disponível para qualquer serviço de conteúdo, bastando que esteja configurado para tal. O serviço de notícias, a partir da versão 5.7, já vem com o bloqueio de conteúdo habilitado.

    Existem três estados que um conteúdo pode se encontrar: desbloqueado, bloqueado automaticamente e bloqueado explicitamente. Os estados de bloqueio nos serviços padrões do portal estão definidos abaixo.

    Desbloqueado: é o estado que indica que nenhum outro usuário está editando o conteúdo em questão.

    Bloqueado Automaticamente: é o estado que indica que o usuário está editando um conteúdo, mas que ele não se preocupou em adquirir o bloqueio para si. Uma vez que o usuário salvar o conteúdo ou cancelar sua edição, o conteúdo deverá ser liberado automaticamente, ou seja, sem intervenção do usuário.

    Bloqueado Explicitamente: é o estado que indica que um usuário explicitou que deseja editar um conteúdo. Ao salvar ou cancelar, o estado do conteúdo deverá permanecer o mesmo (ou seja, bloqueado explicitamente) até que ele seja explicitamente liberado.

    Ao tentar editar um conteúdo que já esteja bloqueado (explicitamente ou não) para outro usuário, o portal informará de seu atual estado e permitirá que o conteúdo seja somente visualizado. Se o usuário alterar e tentar salvar o conteúdo, um pop-up informando que a ação não é permitida aparecerá, e novamente a tela de conteúdo bloqueado será exibida. Também estará disponível a opção de roubar o bloqueio, ou seja, desbloquear o conteúdo da pessoa que atualmente o possui e fazendo um bloqueio explicito no conteúdo para si próprio.

    lumis.services.general_features.content_blocking_001

    Como parte da ferramenta, desbloquear conteúdos bloqueados por outras pessoas também é possível. Esta característica foi adicionada ao produto para quaisquer eventuais imprevistos e a pessoa que começou a editar um conteúdo não pôde liberá-lo.

    Os serviços que possuírem a funcionalidade de bloquear conteúdo habilitada, terá em sua lista administrativa, um ícone ao lado do checkbox do conteúdo indicando o estado do conteúdo.

    lumis.services.general_features.content_blocking_002

    Ao apertar em cima do ícone o estado será alterado segundo a seguinte regra:

    Estado Inicial Estado Final
    Bloqueado automaticamente lumis.services.general_features.content_blocking_003 Desbloqueado
    Bloqueado explicitamente lumis.services.general_features.content_blocking_004

    Desbloqueado

    Desbloqueado lumis.services.general_features.content_blocking_005 Bloqueado explicitamente

    O estado de bloqueio de um conteúdo também poderá ser alterado selecionando o conteúdo e apertando no botão “(Des)Bloquear”, que realizará o mesmo fluxo de estado apresentado anteriormente. Com este botão também é possível trocar o estado de vários conteúdos simultaneamente. Para realizar esta ação, porém, todos os conteúdos devem estar no mesmo estado: bloqueado ou desbloqueado. O comportamento padrão para desbloqueio não faz distinção se o bloqueio é explicito ou automático. Se conteúdos com estados distintos forem selecionados ao tentar executar a ação de desbloqueio (ou bloqueio) em massa uma mensagem será exibida na tela informando a disparidade entre os estados e nenhuma ação será tomada até que o problema seja resolvido.

    O bloqueio de conteúdo está atrelado aos métodos de lock e releaseLock na API de Conteúdo. Para maiores detalhes em como utilizá-lo em serviços customizados, ver a documentação da API.