Open the menu

    Criação de Projetos

    O LumisXP permite a criação de projetos pelo Portal Studio.

    Para criar um novo projeto, basta no menu de contexto de um canal selecionar a opção "Novo Projeto" e preencher as opções de acordo com o desejado.

    newProject01
    newProject02

    Ao criar um projeto, são criados os seguintes componentes no portal:

    • Um módulo referente ao projeto.
    • Um tema vazio criado no módulo.
    • Um canal para o projeto com o export configurado para o módulo e uma instancia dos serviços de "Análise de dados", "Documentos", "Mídias", "Busca", "Auto Administração", "Scripts para o site" e "Termo de privacidade".
    • Uma página em branco
    • Um template de página
    • Um projeto Maven pronto para ser importado
    • Um grupo local de publicadores
    newProject03

    A Página inicial em branco possui as seguintes Property Bags para definir URLs amigáveis no projeto:

    • Propriedade lumis.portal.url.IURLResolver possuindo o valor lumis.service.hierarchicalcontent.FriendlyUrlResolver, habilitando URLs amigáveis para o serviço de Conteúdos Hierárquicos. Para maiores informações, veja Conteúdo Hierárquicos: Montagem.
    • Propriedade lumis.portal.url.friendly.pattern possuindo o valor ${ancestralPath}/${wr.urlTitle}${paramsPath}/, definindo dessa forma o formato da URL amigável para essa página em formato de diretório ao invés de arquivo, que seria o padrão.

    Para editar o projeto, o LumisXP disponibiliza um editor de módulo e temas e cria um projeto Maven na pasta \lumisdata\shared\source\ que pode ser importado e editado no eclipse.

    Caso use o Eclipse, ao alterar o código deve-se fazer a atualização do módulo para que as mudanças sejam carregadas. No editor de módulos e temas está atualização é automática.

    Para maiores informações sobre módulos, veja Desenvolvimento de Módulos

    Para maiores informações sobre os editores de módulos e temas, veja Editor de Módulos e Editor de Temas


    Grupos Locais do Novo Canal

    O novo canal do projeto terá por default habilitado a criação de Grupos Locais - sendo o prefixo do grupo igual ao identificador amigável do canal. Caso já exista um prefixo de Grupo com o mesmo valor, será utilizado um sufixo -n. Por exemplo:

    Imagine que temos um canal de título Novo. O seu identificador amigável será, por padrão, novo. Caso não exista nenhum prefixo de Grupo Local com este valor, então, novo será o prefixo do Grupo Local. Contudo, se já existir um prefixo novo, poderá ser utilizado novo-1 caso este também não exista. Caso novo-1 já exista, novo-2, novo-3 e assim por diante serão testados e o primeiro inexistente será utilizado.

    Para maiores informações sobre Grupos Locais, veja Edição das Propriedades de um Canal, Avançado, Segurança.