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    Auditoria

    Exibe informações de auditoria do Portal

    O Lumis possui uma API para realizar auditoria. É possível registrar algumas operações originadas pelos usuários tais como: criação de um canal, criação de uma página, remoção de uma versão de conteúdo, etc.

    Os dados registrados em cada operação são:

    • Categoria;
    • Tipo;
    • Identificador do Usuário;
    • Login do Usuário;
    • Título;
    • Descrição.

    É possível determinar quanto tempo as entradas de Auditoria serão mantidas no banco de dados.  Também é possível habilitar e desabilitar os tipos de Auditoria. – isso determina se as entradas serão salvas no banco de dados ou não.  Todas as entradas são registradas no arquivo de log independentemente de estarem habilitadas ou não.

    O campo "Categoria" representa uma área do Portal Lumis. O campo "Tipo" representa um tipo de operação possível para determinada área. Assim, cada categoria agrupa alguns tipos de operações possíveis. As categorias existentes são: “Audit”, "Structure", “Portal Studio”, "Content" e “Website”.

    A categoria "Structure" agrupa as operações relativas à estrutura do Portal, tais como:        

    • Adicionar, atualizar e remover canal;
    • Adicionar, atualizar e remover página;
    • Adicionar, atualizar e remover instância de serviço;
    • Adicionar, atualizar e remover instância de interface;
    • Limpeza de cache de páginas e/ou canais via Portal Studio;

    A categoria "Content" agrupa as operações realizadas nos conteúdos, tais como:        

    • Adicionar, atualizar e remover versão de conteúdo;
    • Bloquear e desbloquear Content Locale;

    A categoria "Portal Studio" agrupa as operações realizadas no portal studio, tais como:        

    • Limpar cache do portal, canal e página;

    A categoria "Audit" agrupa as operações realizadas referentes à administração da auditoria, tais como:        

    • Habilitar / desabilitar a funcionalidade de auditoria;

    A categoria "Website" agrupa as operações referentes ao website, tais como:        

    • Adicionar, atualizar e remover website;
    • Adicionar, atualizar e remover URLs de um website;

    O campo "Título" apresenta um resumo da operação realizada.

    A descrição varia de acordo com o componente que está registrando a operação. Cada componente monta o texto que será utilizado como descrição de acordo com os dados que forem relevantes para a operação.  Algumas informações que podem estar disponíveis na descrição de uma entrada de auditoria são: identificador da interface de serviço, identificador e nome da página, identificador da instância de serviço, etc.
    Abaixo, exemplo de uma entrada de auditoria no arquivo de log:

    Permissionamento

    • Gerenciar instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço, incluindo apagar ele como todo.
    • Editar conteúdo de instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço com perfil de publicador.
    • Visualizar instância de serviço: Permite visualizar dados públicos dessa instância de serviço.

    Interfaces