Versão 12.3.0
A versão 12.3.0 possui todas as modificações incluídas até a versão 12.2.0. Abaixo seguem os destaques das demais funcionalidades não existentes na versão 12.2.0.
Novidades
-
Criado novo serviço de Termo de privacidade
-
Criada nova API para auditar acessos a dados
Foi criada essa nova API para auditar acessos a dados. Caso faça-se necessário, desenvolvedores podem chamá-la para auditar eventuais acessos.
Além da criação dessa nova API, ela está sendo chamada nativamente no LumisXP em cenários como renderização de instâncias de interfaces administrativas, execução de process actions em interfaces administrativas e leitura e alteração de usuários por sua API Java.
-
Criadas novas ações sobre usuários no modo de Segmentação de Usuários.
-
Agora no modo Automação de experiências os nós
Filtro por atributos do evento
eFiltro por segmentação de usuários
possuem duas saídas possíveis: uma para quando a condição for satisfeita e outra para quando não for.
Melhorias
Núcleo da Plataforma
-
Adicionado novos campos nas Configurações do ambiente
que permitem configurar informações relativas a privacidade de dados.
- Habilitar sistema de privacidade de dados: campo para indicar se a privacidade de dados será realizada automaticamente pela plataforma.
- Atividades quando anonimizadas devem ser: opção que define a política a ser utilizada nesses dados.
- Agora usuários sem login poderão possuir nome, e-mail e atributos customizados registrados como dados confiáveis.
Administração da Plataforma e Portal Studio
- Agora no cadastro de website haverá o novo campo
Identificador de Projeto
.
Customer Experience
- No modo Segmentação de Usuários, a lista filtrará apenas usuários que realizaram algum evento no website da instância de serviço selecionada.
- No modo Segmentação de Usuários, a lista de atividades de usuários irá mostrar apenas 15 entradas por carregamento.
- Agora é possível cadastrar atributos de usuários como confiáveis no modo de Segmentação de Usuários, e esses atributos não terão seus valores alterados pelos fluxos criados no modo de Automação de experiências.
- Relatórios padrões de Páginas com o maior tempo média de permanência e URL's mais visualizadas agora agrupam pelo caminho da URL acessada ao invés do caminho do web resource para serem compatíveis com referências a URLs externas ao portal.
Serviços Nativos
- Otimização no serviço de Repositório de Mídias na renderização da sua administração para quando há muitos dados na fila de execução.
- Melhorado o serviço de Conteúdo Html permitindo publicar conteúdos associando tags do serviço de Tags e termos do serviço de Categorização
Correções
Núcleo da Plataforma
- Correção do valor gerado para o identificador amigável do usuário em seu cadastro quando o identificador amigável foi configurado para vir de um attributo customizado.
- Corrigido problema que impedia que comandos de cluster fossem executados quando as classes dos comandos estavam dentro de módulos.
- Corrigido erro ao processar mensagem pendente de cluster gerada em versão anterior a 12.0.
- Corrigido erro no framework de monitoração que fazia com que os índices correspondentes não fossem excluídos do Elasticsearch ao remover um evento.
- Corrigido erro no framework de monitoração que permitia que campos obrigatórios fossem preenchidos com uma lista vazia.
- Corrigida inconsistência de dados na API de atualização de usuário quando este não possuía login mas passou a ter.
- Corrigida compatibilidade com o uso de
Class.forName
com o classloader deIDeploymentManager.getClassLoader()
. - Corrigido nas Configurações do ambiente para o serviço de Geolocalização vir desabilitado em instalações novas.
- Corrigido erro no tratamento de campos de eventos do tipo URL contendo valores com protocolos menos comuns, tanto em coleta como no processo de atualização dos dados de versão anterior a 11.
- Corrigido erro em algumas APIs que poderiam fazer a thread que estivesse as chamando entrar em loop infinito em alguns cenários de erro.
Administração da Plataforma e Portal Studio
- Corrigida exibição de
Property Bag
para não avaliar o valor da variável em cenários de edição dos valores em canais, páginas e instâncias de serviço
Customer Experience
- Corrigido erro no console ao remover um campo do nome de um usuário da plataforma no modo de Segmentação de Usuários
- Corrigido na Automação de experiências a utilização de filtros numéricos.
- Corrigido erro na inserção de um novo membro de uma segmentação caso o usuário tenha sido removido durante o processamento.
- Corrigido erro ao acessar uma Url amigável de um relatório com REST habilitado caso a Url possua caracteres especiais no modo de Análise de Dados.
DOUI / Content
-
Corrigido erro de
source
com relacionamento comcascadeDelete
com umsource
do tipocontentTable
com multi-idioma usandocontentId
como chave entrangeira. Na exportação o item relacionado era exportado duplicado causando erro ao ser importado. Durante exclusão do conteúdo em um dos idiomas, removia o item relacionado deixando o idioma restante sem o item relacionado. Agora na exclusão o item relacionado só é excluído se ocontent
correspondente for excluído (quando todos os seus idiomas forem excluídos).
Serviços Nativos
- Corrigido erro ao tentar posicionar widgets quando já há algo armazenado nas preferências de alguma instäncia de interface de widget na página.
Outros
- Agora, ao remover um evento no framework de monitoração, os índices correspondentes serão removidos do Elasticsearch.
Observações
- A partir desta versão não se deve manter armazenada por tempo significante a instância retornada por
IDeploymentManager.getClassLoader()
pois ela pode ser substituída entre deploys. -
Privacidade de dados - Conceitos
A partir desta versão, a plataforma conta com um sistema de proteção de dados pessoais.
Para entender esse sistema, é importante antes entender alguns conceitos novos:
- Consentimento
- Um usuário passa a ter um consentimento quando aceita um termo de privacidade. Um usuário pode ter nenhum, um ou mais de um consentimento.
- Informações que identificam o usuário
- São informações que podem ser utilizadas para identificar um usuário. Por exemplo, um CPF é uma informação que identifica um usuário. Um login é uma informação que identifica um usuário.
- Anonimização
- É um processo que remove as informações que identificam um usuário.
Dados esses novos conceitos, abaixo são listadas as mudanças funcionais na plataforma:- Os atributos de usuário e os campos de eventos monitorados podem ser configurados para indicar que identificam um usuário.
- Algumas propriedades de usuários monitorados nativas da plataforma, como, por exemplo, primeiro nome e e-mail, identificam o usuário por definição e não podem ser configuradas.
- Os campos que identificam o usuário só poderão ser preenchidos em usuários monitorados caso ele possua login ou tenha consentido com algum Termo de privacidade. As APIs REST de Monitoramento e Javascript de Monitoramento também são afetadas por esse comportamento.
-
A coleta de eventos irá levar em consideração se o usuário que realizou a ação tem consentimento em algum Termo de privacidade.
Caso não tenha nenhum consentimento, esse evento será:
-
Anonimizado, caso nas Configurações do ambiente o valor de
Atividades quando anonimizadas devem ser
sejaAlteradas anonimizando campos que identificam usuário
; -
Descartado, caso nas Configurações do ambiente o valor de
Atividades quando anonimizadas devem ser
sejaExcluídas / Não coletadas
.
-
Anonimizado, caso nas Configurações do ambiente o valor de
- Um campo de evento monitorado que seja obrigatório pode ser armazenado sem valor caso ele identifique o usuário e o usuário que gerou esse não tenha consentido nenhum Termo de privacidade.
-
Privacidade de dados - Atualização
Ao atualizar para esta versão o sistema de privacidade fica desabilitado para minimizar impactos no ambiente. Ele pode ser habilitado em Configurações do ambiente. Será necessário para o funcionamento deste sistema:
- Deve-se disponibilizar meios dos usuários darem seus consentimentos, evoluindo a solução com uso do serviço de Termo de privacidade.
- Deve-se revisar os campos de monitoramento e atributos de usuários e ajustar quais campos/atributos podem ser capazes de identificar o usuário.
- Caso não queira perder dados cadastrais identificáveis (que inclui nome, e-mail e atributos customizados configurados como identificáveis) de seus usuários que não possuem login, deve-se dar a oportunidade deles acessarem o sistema e consentir com seu termo de privacidade disponibilizado anteriormente. Observe que o consentimento impedirá que no passo abaixo o respectivo usuário perca dados cadastrais que o identifica, mas não impedirá o processo de anonimização de suas atividades que são disponibilizadas no customer experience, pois o consentimento não será aplicado retroativamente a suas atividades feitas no passado.
-
Para aplicar as configurações feitas nos dados já existentes, é necessário executar a operação
Anonimizar todos os usuários sem consentimento
presente tanto na página de configuração de campos de monitoramento quanto na página de configurações de atributos de usuários. Observe que isto irá anonimizar ou descartar dados conforme as configurações e não poderá ser revertido.