Content Framework
O Content Framework estende as classes do DOUI Framework, agregando aos serviços, funcionalidades de gestão de conteúdo, entre elas:
- Publicação;
- Versionamento;
- Workflow;
- Associação por idioma;
- Associação de conteúdo;
- Comentários;
- Armazenamento automático de metadados como data de criação, data de modificação, responsável pela criação e atualização;
- Título, Introdução e keywords;
Os serviços de gestão de conteúdo podem contemplar uma ou várias dessas funcionalidades.
O Lumis considera um conteúdo como aquele pertencente a uma instância de um serviço. Quando a instância é removida do portal, os seus conteúdos também são removidos.
As instâncias de um serviço possuem obrigatoriamente repositório de dados isolados.
Cada conteúdo pode ter vários idiomas. Por sua vez, cada conteúdo em um determinado idioma possui comentários, múltiplas versões, uma versão ativa e pode ter uma versão publicada.
A versão ativa é aquela corrente e disponível na interface de administração de conteúdos. A versão publicada é aquela que está disponível nas interfaces de listas e que obedece às regras de publicação, tais como período para estar disponível e período de destaque (se houver). A visibilidade do conteúdo também é determinada por alguns estados do workflow. Quando há workflow, a versão publicada é atribuída à versão salva com um estado publicado (estado aprovado, por exemplo). Quando há transição para um estado arquivado (ou para um outro estado customizado), o conteúdo deixa de ter versão publicada.
Se o conteúdo possui versionamento, a versão ativa e a publicada podem ser distintas. Não necessariamente a versão ativa é igual a versão publicada. Isso porque o Lumis permite que um conteúdo aprovado seja revisado sem que seja retirado de publicação. Isso significa que a versão do conteúdo publicado não é necessariamente a mesma do conteúdo.