Assistente de Inteligência Artificial
Configurando a Assistente de IA no Portal
Para ser possível visualizar o ícone da assistente de inteligência artificial nos campos, primeiramente você precisará fazer a seguinte configuração:
- Entrar em Configurações » Frameworks » Criptografia.
- No campo Texto para criptografar, adicione a sua chave de acesso à API da OpenAI e em seguida clique em Criptografar.
- Copie o texto equivalente a sua chave criptografada.
- Vá para Configurações » Informações » Configurações do Ambiente » Configurações Globais do ambiente e clique em adicionar propriedade.
- O campo Nome de ser preenchido com:
lumis.portal.ai.openai.apikey
. Enquanto o campo Valores, deve ser preenchido com o texto criptografado que foi copiado. - Opcionalmente escolha o modelo de IA a ser utilizado adicionando outra propriedade com chave
lumis.portal.ai.openai.model
e valor com o nome do modelo. Por padrão o modelo utilizado égpt-3.5-turbo-16k
. Recomenda-se usar o modelogpt-4
ou superior para melhores resultados. - Clique em Ok no canto superior direito da janela.
Com essa configuração feita, já será possível visualizar o ícone da assistente ao passar o mouse por cima dos campos em que a assistente de IA está habilitada.
Usando a Assistente de Inteligência Artificial
Se pegarmos, por exemplo a administração do serviço de Notícias, ao clicar em adicionar ou editar um item, é mostrado a interface com as informações do conteúdo. Ao passar o mouse por cima do campo título (input text), no canto direito surge o ícone da assistente.
O mesmo ícone pode ser visto no campo introdução (text-area) e no editor de texto/HTML:
Clicando no ícone da assistente de IA, será exibido o formulário da assistente. Nesse formulário são exibidos os seguintes campos:
- Instruções para alterar o texto: Indica quais comandos a IA deve usar para modificar o conteúdo inicial, dentre alguns comando predefinidos ou customizados pelo usuário.
- Traduzir para: Campo usado para poder traduzir o conteúdo para outra linguagem que esteja disponível
- Conteúdo gerado: Exibe o conteúdo após a IA ter feito as alterações. Pode ser editado após a transformação da IA.
- Conteúdo inicial: Exibe o conteúdo como estava antes de a IA fazer qualquer alteração.
No campo Instruções para alterar o texto, as seguintes opções podem ser selecionadas:
- Mais chamativo
- Mais Consertar erros gramaticais
- Mais formal
- Mais casual
- Mais verboso
- Menos verboso
- Customizado
Podemos, por exemplo, a partir do campo de introdução com o seguinte texto:
"Venha conferir as novidades da nova versão do LumisXP. Essa nova versão contém recursos de inteligência artificial, administração em arvores, campo de performance de conteúdo e muito mais.",
Selecionamos a opção Mais chamativo para ele melhorar essa frase, e no campo Conteúdo gerado será exibido o resultado final da transformação da IA.
Essa área é editável, então é possível ainda editar por cima das mudanças da IA. Para confirmar a alteração, clique em Usar texto gerado e então a alteração é salva.
A instrução Customizado, ao ser selecionada, faz aparecer um novo campo que permite que o próprio usuário insira comandos de como gostaria que o conteúdo fosse transformado. Podemos ir ao campo de título da notícia e usar a instrução customizada para pedir para a assistente gerar um título para a nossa notícia:
Inserindo o texto de introdução no editor, eu agora volto para a assistente de IA, e usando a instrução customizada, insiro alguns comandos para que ele aumente a quantidade de informações:
Salvando essas alterações, nós temos o nosso conteúdo gerado a partir da assistente de IA.
A partir desse conteúdo, eu poderia depois voltar para ele para criar uma versão em inglês usando a assistente de IA e o campo Traduzir para. Ou editar o conteúdo e ir adaptando ele conforme necessário.