Montagem
O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os administradores do serviço, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.
Para utilizar o serviço de Produtor WSRP, basta instanciá-lo em um canal e arrastar sua interface para a área das página em modo de edição. Sua interface corresponde a um ambiente administrativo.
- Administração do Produtor: Esta interface permite configurar portlet remoto e cadastrar instâncias de interface.
- Gerenciar Registros: Esta interface permite adicionar registros outbound, extender lifetime e excluir registros.
- Detalhes do Registro: Esta interface permite visualizar os detalhes de um registro. Um link é gerado da interface de Gerenciar Registros para esta interface uma vez que ela esteja instanciada.
O ambiente administrativo do serviço Produtor WSRP requer uma página para cada interface em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de portlet terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Produtor WSRP”.

Atribuição de Permissões
Para cadastrar, configurar e publicar portlet, o administrador do portal deve atribuir a permissão "Visualizar instância de serviço". Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.
Na figura a seguir, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário “Andresa” está com permissão “Visualizar instância de serviço”, atribuída pelo administrador do portal. Com a permissão “Visualizar instância de serviço” o usuário tem acesso a interface administrativa e conseguirá cadastrar e configurar portlet.
