Gerenciador de Tarefas Agendadas : Administração
O clock é a implementação de execução de determinada tarefa para determinado serviço. Por exemplo, o clock do serviço E-mail Marketing, dispara o mail na data e hora pré-determinados.
Os clocks listados são aqueles pertencentes aos serviços registrados no portal. Uma vez removido o registro do serviço, o seu clock ou clocks correspondentes também serão removidos do Gerenciador de Tarefas automaticamente.
Serviços customizados podem utilizar clocks. Para isso, devem implementar uma classe java que estende GenericServiceClock. A classe da implementação do clock deve ainda ser definida no servicedefinition.xml do serviço customizado. Ao registrar o serviço, o clock é listado no gerenciador de tarefas agendadas.
É possível também através do Gerenciador, Habilitar, Desabilitar e Resetar um clock. Por default, os clocks já são habilitados e com intervalos pré-definidos em minutos para execução de determinadas tarefas. A partir daí, podem ser desabilitados para que não executem mais tais tarefas, até o momento de serem habilitados novamente.
Os intervalos de execução pré-definidos podem ser alterados adicionando propriedades de ambiente no Gerenciador de Configurações do Ambiente. São elas:
lumis.clock.[clockId].tickInterval
- valor inteiro (por exemplo, 3)lumis.clock.[clockId].tickIntervalType
- valorstring
representando um dos tipos de intervalo de tempo definidos, sendo eles: seconds, minutes, hours ou days.
Nesse cenário, [clockId]
é o identificador do clock do serviço, mostrado na tela do gerenciador de tarefas agendadas conforme mostra a figura abaixo. Caso um intervalo de execução de um serviço tenha sido alterado utilizando essas propriedades, seu novo valor ficará exposto na tabela com um *
junto ao intervalo. Ao remover as propriedades de ambiente, o valor voltará a ser o padrão pré-definido e o *
não aparecerá.
Através da coluna Executando é possível verificar os clocks que estão marcados no banco de dados como "em execução". É possível, que por algum erro, o processo não esteja mais executando, mas fique marcado no banco de dados como "em execução". Nesses casos o clock fica preso até que ocorra timeout de sua execução. Assim, a execução do clock será liberada automaticamente. Caso o administrador já tenha certeza de que a thread do clock não esteja executando e não queira esperar pelo timeout é possível executar o botão Resetar, que faz com que o estado do clock seja marcado no banco de dados como não executando.
Na maioria dos casos, os clocks executam suas tarefas rapidamente. Portanto, a informação "Sim" para Executando é quase imperceptível quando a data e hora da Próxima Execução é alcançada.
Cada clock tem uma duração máxima de execução. Se por acaso, um clock ficar no estado executando por muito tempo, quando o tempo de duração máxima é atingido, a thread que o executa é reiniciado automaticamente (similar à função Reset).
Características
- É interface de administração
Telas
Dados
clock
- ID(string)
- Executando(booleano)
- Habilitado (intervalo)(booleano)
- Última Execução(data e hora)
- Próxima Execução(data e hora)
- Duração Máxima(inteiro)
Permissionamento
- Gerenciar instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço, incluindo apagar ele como todo.
Ações
- Habilitar
- Desabilitar
- Resetar