Apache com Tomcat
Para configurar o Apache HTTPD como servidor web e o Tomcat como servidor de aplicação é necessário utilizar os módulos mod_proxy, mod_proxy_ajp, mod_proxy_wstunnel, mod_headers, mod_include e mod_rewrite incluídos com o Apache.
Devido à funcionalidade de cache do LumisXP, o apache deverá ser configurado para verificar se existe localmente um arquivo estático a ser servido. Caso esse arquivo não exista, a requisição deverá ser delegada para o servidor de aplicação, mesmo se a requisição tenha sido realizada para um arquivo estático, pois esse arquivo pode ser um arquivo de cache que ainda não foi gerado ou que foi expirado.
Outras configurações avançadas para fins de otimização também são recomendadas para ambientes de produção. Não será abordado como realizar a otimização da comunicação entre o servidor de web e o servidor de aplicação.
Para mais informações sobre os módulos mod_filter, mod_headers, mod_include, mod_proxy, mod_proxy_ajp, mod_proxy_wstunnel e mod_rewrite, consulte a documentação correspondente do Apache.
Segue o passo a passo necessário para realizar a configuração:
- Editar o arquivo APACHE_HOME/conf/httpd.conf habilitando os módulos mod_filter, mod_headers, mod_include, mod_proxy, mod_proxy_ajp, mod_proxy_wstunnel e mod_rewrite, caso ainda não estejam habilitados:
- Configurar o virtual host, por exemplo, no arquivo APACHE_HOME/conf/httpd.conf:
Caso o contexto de sua aplicação não esteja na raiz, por exemplo, em /portal, será necessário configurar o virtual host da seguinte forma:
- Configurar o connector AJP no arquivo TOMCAT_HOME\conf\server.xml;
Localizar o connector com o protocolo AJP/1.3 e adicionar as configurações
URIEncoding
,maxPostSize
,emptySessionPath
,secretRequired
esecret
:O conector AJP por padrão faz bind no endereço de loopback. Se o Apache HTTPD não estiver rodando na mesma máquina, é necessário acrescentar no Connector o atributo
address
com o endereço de bind desejado, como por exemplo:address="0.0.0.0"
.