Administração do Serviço
O serviço de Produtor WSRP possui um ambiente administrativo para portlets remotos, disponibilizado pelo administrador do portal para o editor de portlets remotos servidos. Os portlets remotos servidos podem ser visualizados (na forma de WSDLs) ou excluídos.
Administração do Produtor
Na administração do produtor é possível adcionar, excluir e configurar portlets.Porém, a administração do produtor não permite a adição de portlets remotos servidor até que o mesmo esteja configurado.
Configuração do Produtor
Para configurar o mesmo, basta acionar "Configurar" no ambiente administrativo e preencher as seguintes informações:
- Chave do produtor: Chave (obrigatório) de identificação desse produtor;
- Habilitado: Flag que indica se esse produtor está ou não habilitado;
- Versão:Versão (obrigatória) suportada por esse produtor;
- Autenticador HTTP: Classe de autenticação HTTP. Caso seja indicada, deve implementar lumis.portal.authentication.http.IHttpAuthenticator. Esta classe é responsável por indicar qual é o usuário do portal que está efetuando um acesso por WSRP a este produtor. Se nenhuma classe for especificada, sempre será assumido que o usuário Guest está efetuando os acessos por WSRP a este produtor.
- Requer Registo: Informa se o serviço requererá registro do consumidor.
- Suporta Registro Inband: Informa ser o serviço dará suporte a registro inband.
- Lifetime Máximo para Registro Inband: indica o número de dias que o registro estará disponível após o registro inicial utilizando o registro inband. Este campo é obrigatório se Suportar Registro Inband está selecionado.
URL do WSDL do produtor
O WSDL do produtor é disponibilizado na URL seguindo o seguinte padrão:
<frameworkUrl>/lumis/service/wsrp/producer/wsdl/<chaveDoProdutor> |
- <frameworkUrl>: é uma URL do website a qual o produtor pertença (para mais informações veja Gerenciador de Websites).
- <chaveDoProdutor>: é a chave do produtor definida na configuração do mesmo. Repare que dependendo dos caracteres utilizados, na URL a chave do produtor pode precisar ter caracteres devidamente codificados, conforme especificado pela RFC1738 ("...Only alphanumerics [0-9a-zA-Z], the special characters "$-_.+!*'(),", and reserved characters used for their reserved purposes may be used unencoded within a URL.").
Adicionar Instância de interface
Uma vez que o produtor esteja configurado, é possível adicionar instâncias de interface como portlets remotos servidos. Para tal, basta acionar "Adicionar" no ambiente administrativo e preencher as seguintes informações:
- Identificador da instância de interface: Identificador da instância de interface a ser disponibilizado como um portlet remoto.
A interface, quando acessada por WSRP, se comportará como se o usuário identificado pelo Autenticador HTTP configurado para esta instância de produtor WSRP estivesse acessando-a. Portanto tal usuário precisa ter as permissões apropriadas na instância de serviço da interface adicionada, mas não precisa ter permissão na instância de serviço do produtor WSRP.