Consumidor WSRP
O serviço de Consumidor WSRP permite consumir portlets remotos e exibí-los como uma interface do portal.
WSRP é um padrão definido pela OASIS que define um conjunto de interfaces e semânticas relacionadas que padronizam interações com componentes que fornecem ao usuário um markup, incluindo o processamento das interações do usuário com esse markup. Para obter maiores detalhes sobre o padrão WSRP, acesse http://www.oasis-open.org/committees/wsrp.
Aspectos Comportamentais
A atual implementação do consumidor WSRP no LumisXP apresenta os aspectos comportamentais descritos abaixo. Estes comportamentos podem ser alterados em versões futuras do LumisXP visando melhorias e evolução deste serviço.
- Registro: como consumidor, o Lumis dá suporte a registro inband e outband.
- Public render parameters: o consumidor ignora parâmetros públicos fornecidos e não envia nenhum parâmetro público.
- Resource URL: Resource URL via SOAP não é suportado. Apenas Resource URL via proxy é suportado.
- User categories: o consumidor não passa nenhuma informação sobre categoria do usuário.
- User information: o consumidor não passa nenhuma informação sobre o usuário.
- Markup caching: o consumidor não efetua cache do markup.
- Resource caching: o consumidor não efetua cachede resources.
- Eventos: o consumidor não gera nem processa eventos.
- Consumer Configured Portlet: o consumidor é capaz de consumir ou criar Consumer Configured Portlet. Contudo, a criação, ou sua configuração, está disponível de maneira nativa apenas para montadores do portal. Caso seja desejável configurar propriedades pelo usuário final, o próprio portlet deverá se encarregar de disponibilizar a interface de edit para tal.
- Durante importação/exportação, aplicação de template de canal ou de template de página, o portlet handle associado a cada instância de interface de Portlet Remoto é trazida da origem ao destino. As configurações da instância de serviço de Consumidor WSRP (configuração de acesso ao produtor) não são trazidas.
- A interface de portlet remoto pode não funcionar adequadamente em conjunto com as seguintes funcionalidades do LumisXP:
- Página com cache HTML habilitado ou cache de interface habilitado: Além das limitações habituais desses caches (e.g.: podem não ser apropriados para interfaces dinâmicas), o serviço de WSRP consumidor não gera eventos de limpeza de cache. Com isso a interface pode ficar exibindo renderizações antigas cacheadas. Um possível caminho para quem deseja habilitar tais caches neste serviço, é, através implementações na solução, gerar os eventos de limpeza de cache que atendem a necessidade da solução.