Open the menu

    Edição das Propriedades de Instâncias de Serviços

    Para editar as propriedades das instâncias de serviço de um canal:

    • Com o botão esquerdo sobre o canal “Portal”, ou sobre um outro canal selecione Gerenciar Instância de Serviço;
      portalStudio099
    • Na área administrativa do canal, selecione a Instância de Serviço desejada, e, por fim, selecione Propriedades Gerais.
      portalStudio099
      Alem da opção Propriedades Gerais, o serviço pode ter propriedades estendidas, que quando presentes podem ser configuradas selecionando-as respectivamente. Na imagem abaixo, Propriedades de Busca e Serviço de Categorização são exemplos de propriedades estendidas.
      portalStudio099

    As seguintes propriedades de uma instância de serviço podem ser modificadas:

    Geral:

    portalStudio102
    • Nome: Nome da instância do serviço de um determinado canal. Para serviços instanciáveis, é aconselhável alterar o nome de cada instância facilitando a identificação de seus usuários ao utilizarem a busca geral do portal. A alteração do nome facilita também quanto houver mais de uma instância de um mesmo serviço em um mesmo canal;
    • Descrição: Descrição do serviço. Ser for um serviço instanciável, é aconselhável alterar a descrição para que caracterize a instância;
    • Canal:Exibe a localização da instância de serviço na estrutura de canais do portal, a partir do canal portal. Além disso, permite a transferência da instância de serviço para outro canal sem que os dados das instâncias de interface, localizadas nas páginas do canal de origem sejam perdidos. As atualizações das instâncias de interface são repercutidas em todas as páginas que utilizam tal instância de serviço.
    • Desabilitar edição em contexto: Desabilita a edição em contexto na instância de serviço (ver Modo de Edição em Contexto). Dessa forma, toda a edição em contexto nas instâncias de interfaces dessa instância de serviço será desabilitada.
    • Gerar identificador amigável automaticamente: Indica se o identificador amigável deve ser gerado automaticamente pelo portal.
    • Identificação amigável: Identificador amigável que representa essa instância de serviço. Esse identificador não pode se repetir em duas ou mais instâncias de serviço que pertençam ao mesmo canal pai. Quando gerado automaticamente, o identificador amigável utiliza o nome da instância de serviço como base para a geração, com algumas transformações realizadas para garantir a unicidade entre elementos filhos do mesmo pai. Quando não gerado automaticamente, esse campo é obrigatório e para seu preenchimento recomenda-se somente o uso de caracteres alfa-numéricos minúsculos não acentuados, - e _ como valor desse campo, assim como não utilizar nomes reservados (CON, PRN, AUX, NUL, COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8, LPT9). Esse campo tem um limite de 50 caracteres.
    • Prioridade de processadores de HTML: Número inteiro que define a prioridade para a execução dos processadores de HTML de um serviço, com relação às demais instâncias de serviço.
    • Habilitar visualização de estatísticas: Opção que habilita a visualização de estatísticas dos conteúdos a partir do Google Analytics. Esta configuração pode ser ser herdada do canal. Mais informações em Integração com Google Analytics.

    Property Bags:

    portalStudio298

    Nesta aba é possível adicionar tantas propriedades para a instancia de serviço quantas forem necessárias, através do recurso de Property Bag. Para mais detalhes consulte o tópico Property Bag.

    Area Tags:

    portalStudio304

    Nesta aba é possível gerenciar Area Tags da instância do serviço. É possivel ainda visualizar as Area Tags herdas e/ou definir se a instância irá herdar ou não as Area Tags do canal a qual pertence. Para mais detalhes consulte o tópico Area Tags.

    Fluxo de Atividades:

    portalStudio304
    • Gerador de Atividades: Permite selecionar o gerador de atividades dos canais com o template. Esse gerador será responsável pelas atividades geradas no canal.
    • Desativado: Desativa a geração de atividades no canal.
    • Herdar gerador: Herda o gerador do canal pai.
    • Selecionar Processador do Portal: Permite selecionar um dos processadores de atividades cadastrados.
    • Selecione o Processador: Permite selecionar um dos processador de atividades cadastrados no portal.

    Suporte REST

    Esta aba agrupa as abas de configurações para o suporte REST do serviço. Para cada interface REST do serviço é disponibilizada uma aba onde é possível definir as configurações de cache para a interface REST.

    Configurações Gerais

    portalStudio304

    Nesta aba é possível habilitar o suporte REST e definir o nome REST para a instância de serviço.

    • Habilitar suporte REST: Indica que o suporte REST, oferecido pelo LumisXP, está disponível para a instância de serviço.
    • Nome REST: Identificador utilizado para referenciar a instância de serviço durante as chamadas REST.

    Configurações da interface REST

    portalStudio304
    • Campos: define se na requisição REST poderá retornar todos os campos de cada item no JSON ou manter o comportamento padrão da interface.

      Observação: A opção de Forçar todos funciona alterando a definição do source sendo utilizado para seu elemento fields declarar inherit="all". Isto pode não funcionar com todas interfaces, principalmente interfaces cujo source possua maior complexidade e customizações, dependendo de detalhes de implementação. O uso desta opção deverá ser testado em cada caso para confirmar seu comportamento e que a interface é compatível.
      Os campos retornados por padrão pelo REST continuam os mesmo, sendo que com esta opção agora os demais campos também ficam disponíveis para serem requisitados usando o parâmetro lumReturnFields.

    As opções para cache são:

    • Habilitado: determina se a resposta da requisição à interface REST deve ser guardado em cache de memória.
    • Tempo de Expiração de Cache: informa que o cache de uma requisição à interface REST deve expirar automaticamente após um determinado tempo. O valor padrão definido pelo portal (caso o serviço não troque este padrão) é não expirar. Caso a solução ache que é necessário que a instância atualize os seus valores periodicamente, ela pode informar no campo a periodicidade em que a instância de interface expirará o seu cache após a sua última geração.
    • Chave: as interfaces REST podem ter maior granularidade na forma que o seu cache é gerado. O valor padrão definido pelo portal (caso o serviço não troque este padrão) é utilizar a instância de serviço e idioma. A solução pode alterar os valores padrões utilizando o Contexto de Negócio. Debaixo da opção "Contexto", o portal listará todas as propriedades de contexto disponíveis no website atual.

    Avançado

    Esta aba agrupa propriedades adicionais do serviço.

    Informações

    portalStudio304

    Nesta aba é possível visualizar dados de controle do serviço.

    • ID: Id desta instância de serviço.
    • ID do Serviço: Id do serviço desta instância.
    • Tipo de serviço: Tipo do serviço.