Gerenciador Multi-Server
Permite gerenciar a configuração multi-server do portal.
Através do Gerenciador de Multi-Server é possível visualizar os servidores que são membros ativos de um cluster.
Neste tipo de ambiente, os servidores trocam mensagens que podem ser informativas ou para disparar alguma ação para todos os servidores ativos.
A API lumis.portal.cluster pode ser utilizado para customização da comunicação entre servidores, indicando o tipo de mensagens, tipo de operações e em quais diretórios essas operações serão realizadas. Essas operações são responsáveis pelas ações realizadas (positivas ou negativas).
O produto foi implementado utilizando-se a API mais alto nível lumis.portal.filesystem para realização de operações que efetuam alterações nos sistemas de arquivos de todos os servidores ativos (mais especificamente nos seguintes diretórios lumisdata/def, lumisdata/data e www). Tais operações podem ser: adição ou remoção de arquivos, limpeza de cache, sincronismo de memória, cópia de arquivos, entre outros.
O fato de arquivos de soluções estarem localizados naqueles diretórios, não siginifica que serão automaticamente replicados. Ou seja, arquivos criados manualmente em tais diretórios não serão replicados, a não ser que esteja implementado para isso.
As funcionalidades que fazem parte do produto que suportam multi-server, implementam as replicações ou comunicações necessárias para seu correto funcionamento nesse cenário. Serviços customizados ou outros componentes executados no portal, devem ser implementados para darem suporte a multi-server , conforme necessário.
Permissionamento
- Gerenciar instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço, incluindo apagar ele como todo.
- Editar conteúdo de instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço com perfil de publicador.
- Visualizar instância de serviço: Permite visualizar dados públicos dessa instância de serviço.