Montagem
O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para o usuário com perfil de administrador do serviço e para os usuários com perfis de criar e visualizar as comunidades, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.
Para utilizar o serviço de Comunidades, é necessário instanciá-lo em um canal, adicionar a este canal um template de canais que será utilizado no cadastro de novas comunidades, e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição.
Suas interfaces correspondem a um ambiente que permite a administração do serviço, o cadastro de novas comunidades, a visualização das comunidades cadastradas e de seus detalhes, o acesso às páginas das comunidades, a visualização dos membros de uma comunidade e a administração da comunidade e de seus membros.
O template de canal criado para ser usado no cadastro de novas comunidades, deve ter a opção de grupos locais habilitada. Para isso, deve-se acessar as opções de segurança nas propriedades avançadas do template e selecionar o checkbox de Habilitar Grupos Locais.
Após ter habilitado a utilização de grupos locais, deve-se adicionar a este template os grupos "Members" e "Administrators". Essa operação pode ser feita na gerência de grupos locais do template, clicando em adicionar.
Para a criação do grupo "Members", deve-se adicionar um grupo preenchendo o campo apelido com "members" e o campo nome com "Members".
Para a criação do grupo "Administrators", deve-se adicionar um grupo preenchendo o campo apelido com "administrators" e o campo nome com "Administrators".
Para disponibilizar o serviço de Comunidades para o usuário final, deve-se instanciar as interfaces Cabeçalhos e Membros em alguma página dentro do template de comunidades. Já, as interfaces Todas as Comunidades, Minhas Comunidades e Detalhes, devem ser instanciadas fora do template de comunidades, em quaisquer diferentes páginas do portal.